terça-feira, junho 23, 2015

Sobre o jihadismo

«Olivier Roy tem defendido de forma brilhante e persuasiva, que os jihadistas contemporâneos não podem ser compreendidos principalmente em termos culturais ou religiosos. A religiosidade muçulmana genuína tem sempre estado implantada numa cultura local ou nacional, onde a doutrina religiosa universalista é modificada pela aposição dos costumes, hábitos, santos e afins locais, e apoiada pelas autoridades políticas regionais. Não é este tipo de religiosidade que constitui a raiz do terrorismo dos nossos dias. O islamismo e os seus rebentos jihadistas são o produto daquilo que Rot chama Islão «desterritorializado», no qual os muçulmanos individuais se vêem isolados das tradições locais autênticas, muitas vezes como minorias em terras não-muçulmanas. Isto explica o porquê de tantos jihadistas não serem oriundos do Médio Oriente, mas sim criados (como Mohamed Atta um dos conspiradores do 11 de Setembro) na Europa Ocidental. O jihadismo é, por conseguinte, não uma tentativa de restaurar uma forma originária de islamismo genuíno, mas uma tentativa de criar uma nova doutrina universalista, que possa ser fonte de identidade dentro do contexto do mundo moderno, globalizado e multicultural.»

Francis Fukuyama, Depois dos Neoconservadores - A América numa Encruzilhada, Gradiva, 2006, pág. 67-68.

***


Ontem o parlamento afegão foi, literalmente, abanado nos seus alicerces. Seis talibans fizeram-se lá explodir matando consigo uma mulher e uma criança que por ali passavam. Foram ainda feridas 28 pessoas. Ao que consta os perpetradores não eram jovens muçulmanos alienados, com problemas de identidade.

O argumento de Olivier Roy sobre o jihadismo, acima aventado por Francis Fukuyama, é muito discutível. Parece confundir o cerne com a película superficial que o envolve. Os muçulmanos são, em primeiro lugar, as principais vítimas do jihadismo islâmico e a maioria das acções jihadistas não são perpetradas por “muçulmanos individuais que se vêem isolados das tradições locais autênticas" ainda que muitos destes alienados abracem a causa jihadista.

São muçulmanas as sociedades mais flageladas pelo terrorismo perpetrado por muçulmanos nados e criados no seu seio. A esses juntam-se outros, vindos de fora. Acresce a esse tipo de terrorismo outro, mais organizado e letal - o dos Estados que dizem combater o terrorismo.

Como devem ser ameaçadores os céus de Gaza, do Iémen ou nas imediações do Hindu Kush.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas