quinta-feira, agosto 21, 2008

Tempos perigosos


…A Grande Guerra de 1914 veio surpreender-me quando eu comentava Tucidides para estudantes de Literae Humaniores em Balliol, e foi então que, de súbito, o espírito se me iluminou. A experiência que então atravessávamos no nosso mundo já tinha sido vivida por Tucidides no dele.
Toynbee, Civilization on Trial

Se considerarmos que a história se repete nas suas macro formas então deveremos ficar apreensivos com os acontecimentos actuais, pela semelhança que apresentam com os que antecederam as grandes e prolongadas guerras do passado. Com efeito a sensação é de déjà vu face aos sinais da actual conjuntura internacional. Também nos assalta uma espécie de assombro; o mesmo que invadiu Toynbee quando se deparou com os acontecimentos que desencadearam a Iª Guerra Mundial. Esperamos que seja déjà vu apenas, que o tempo apague estes sinais e tudo volte à normalidade. Vejamos então as causas deste déjà vu.

A Rússia invade a Geórgia alegando a necessidade de proteger as minorias étnicas da ofensiva desencadeada por este país na região rebelde da Ossétia do Sul. A Geórgia pede, de seguida, auxílio aos EUA e este país assina com a Polónia um acordo visando a instalação de um escudo anti-mísseis. A assinatura deste acordo, já anteriormente anunciado, é realizada agora, como resposta à invasão russa do território da Geórgia. Os russos protelam a retirada e consideram a assinatura do acordo uma provocação e o momento em que se concretiza uma prova das reais intenções dos americanos em relação à Rússia.

Onde é que reside a sensação de déjà vu neste caso? Também a guerra entre Esparta e Atenas relatada por Tucidides começou assim, num território periférico (a ilha de Córcira), e no desencadear de um jogo de alianças e atritos entre cidades-estado que conduziu à guerra entre as duas superpotências de então. A Guerra do Peloponeso durou quase 30 anos e terminou com a derrota de Atenas. Mas existem também semelhanças com outras épocas, mais próximas de nós: Hitler, antes de mandar invadir a Polónia e desencadear a IIª Guerra Mundial em 1939, mandou anexar a Checoslováquia com o pretexto de estar “preocupado” com as minorias alemãs dos montes Sudetas. Preocupações humanitárias portanto.

Mas existem outros sinais preocupantes na Ásia Central e no Médio Oriente: o agudizar do conflito no Afeganistão com o reacender de combates entre talibãs, ainda apoiados nas montanhas do Paquistão, e as forças da NATO – com a recente morte de 10 pára-quedistas franceses nestes recontros - num momento em que se regista um enfraquecimento da situação política no Paquistão, com a recente demissão do presidente pró-Washington, Pervez Musharraf.

A animosidade crescente entre o Irão e os EUA é por seu turno outro foco de tensão na região.

Esta conjugação de acontecimentos remete-nos para o Verão de 2001, pouco antes dos atentados do 11 de Setembro: também nessa altura os combates no Afeganistão entre os talibãs e a Aliança do Norte atingiam uma grande virulência, com a morte, a 9 de Setembro, do carismático líder da Aliança do Norte, Ahmad Shah Massoud. Dois dias depois ocorriam os atentados do 11 de Setembro e iniciava-se a guerra contra o terrorismo a pretexto da qual os EUA invadiram o Iraque.

Vivemos portanto tempos perigosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas