domingo, setembro 23, 2012

Por favor, parem de nos lançar areia para os olhos!


Quando alguém propõe uma maior tributação fiscal do capital, por uma questão de maior justiça e equidade fiscal e social, aparecem logo os comentadores do costume, como o professor Marcelo Rebelo de Sousa hoje na TVI, sugerindo que, nesse caso, seriam abrangidas as contas a prazo do comum dos portugueses, como se essas contas fizessem parte do capital que se quer tributar. E, dessa forma, lançam areia para os olhos de muita gente.

É bom que se clarifique o que se entende por capital a taxar nas propostas que estão a ser colocadas em cima da mesa. Não são as contas a prazo. Não nos deixemos enganar. São as transacções financeiras e os dividendos dos accionistas.


Quando os comentadores se referem à taxação das contas a prazo, como sendo essa a forma de taxar o capital, estão a usar um argumento falacioso e de má-fé, pois a sua verdadeira intenção é inquietar os muitos portugueses detentores de contas a prazo (o seu pé de meia) e dessa forma fazer aumentar a oposição a esse tipo de propostas, protegendo assim o capital especulativo e o capital que os próprios detêm sob a forma de acções.

Existem propostas alternativas, apresentadas pela CGTP-IN, destinadas a aumentar as receitas fiscais e que passam, exactamente, pela tributação mais justa do capital. São elas (e transcrevo-as muito sumariamente):

1 – A criação de uma taxa sobre as transacções financeiras de 0,25%;

2 – A introdução de progressividade no IRC, com a criação de mais um escalão de 33,33% no IRC para empresas com volume de negócios superior a 12,5 milhões de euros;

3 - A criação de uma sobretaxa média de 10% sobre os dividendos distribuídos, incidindo sobre os grandes accionistas (de forma a garantir um encaixe adicional de 10% sobre o total de dividendos distribuídos), com a suspensão da norma que permite a dedução constante sobre os lucros distribuídos (art. 51º do CIRC);

4 – O combate à Fraude e à Evasão Fiscal.


Como é fácil de ver, não se incluem aqui as contas a prazo de que fala Marcelo Rebelo de Sousa. Como é fácil ver, existem alternativas e só a ideologia neoliberal dos que nos governam impede que estas medidas sejam por eles adoptadas.


Por favor, senhores comentadores, simpatizantes dos que nos governam: parem de nos lançar areia para os olhos!

Etiquetas