sábado, agosto 10, 2013

A Corda do Enforcado. Comentários de um leitor crítico.

Lido o longo livro de Nuno Rogeiro, 652 páginas (!), há ideias e pontos de vista com as quais concordamos e outros acerca dos quais discordamos. Mas nem poderia ser doutra forma quando se realiza uma leitura crítica. Para dizer a verdade, embora não sendo uma bíblia, são vários livros num, pois o autor deambula por vários temas com toda a liberdade, indisciplinadamente, e a seu contento, aprofundando mais aqui e menos ali, o que dá um certo desequilíbrio aos subcapítulos – por exemplo, só às questões que se prendem com a política de defesa, questões militares e geopolítica, são dedicadas 108 páginas integradas num capítulo reservado a políticas sectoriais de 181 páginas (em suma, a Defesa ocupa 60% das páginas desse capítulo). Mas Nuno Rogeiro escreve sobre aquilo de que gosta e fá-lo de forma fundamentada, como se pode atestar pelas inúmeras referências a que recorre, indicadas em rodapé. Escreve com grande erudição, existindo muitas outras referências implícitas no texto, para além das que indica em rodapé – por exemplo, Céline[1], Jean-Paul Sartre[2], Hayek[3], são citados, entre muitos outros, se o leitor estiver atento.

Em abono do autor está também o facto de ter resistido à ideia de colocar a sua cara na capa ao contrário destes aqui, referidos no Malomil.

Mas vamos às discordâncias e embirrações (ficamo-nos apenas por três para não sermos maçudos, pois outras haveria).


Primeira embirração. Para Rogeiro, neoliberais são ou foram os do Partido Socialista. Já o governo PSD-CDS de Passos-Portas é tão só, liberal (p. 558 e outras antes e depois). Nunca aponta as políticas governamentais seguidas como sendo neoliberais, referindo apenas que “algumas capelinhas” chamam neoliberal a Vítor Gaspar (p. 125). Os termos neoliberal ou neoliberalismo aparecem nas páginas 125, 155, 244, 382, 384, 557, 579 e 595, mas nunca agregados ao actual governo e sua política. Ora a nosso ver, as políticas actualmente seguidas, mais do que liberais, são neoliberais, na medida em que, mais do que a liberdade do indivíduo, procuram servir o interesse da grande empresa, desmantelando o Estado social. Um verdadeiro liberal serve a liberdade do indivíduo, os neoliberais, servem e estão ao serviço das grandes empresas e do poder financeiro em expansão pelo planeta. Por outras palavras, se tiver de escolher entre a liberdade do indivíduo ou o interesse da grande empresa, o governante neoliberal não hesita: escolhe sempre o interesse da grande empresa. Por isso não é liberal. Enquanto projecto político, o neoliberalismo é intervencionista. Na prática, e politicamente, exerce um grande controlo da vida económica e social - ao contrário do que propala a teoria liberal - em benefício de classes sociais minoritárias mas poderosas. Podemos dizer que o governo neoliberal, através do Estado, inferniza a vida dos cidadãos comuns em favor de determinadas elites proprietárias e terratenentes. É a liberdade de uns, conseguida à custa da restrição da liberdade dos outros, geralmente a ampla maioria.

Mas é curioso que, sendo Rogeiro um fã das teorias da conspiração, a ponto de ser exaustivo na explicitação das várias versões e de inventar ele mesmo, a sua própria teoria da conspiração (p. 43-49), não aborde o neoliberalismo enquanto ficção conspirativa, o que poderá significar que lhe dá algum crédito.

Segunda embirração: a saída do euro. Diz Rogeiro que “A saída significa o regresso, para quem sai, das velhas políticas de manipulação soberana da moeda e tentativa de fecho ao exterior. Pode resultar, mas noutro mundo.» (p. 574). Políticas de manipulação soberana?! Soberania, isso sim. Com a saída do euro seria o regresso de alguma soberania perdida e autodeterminação. No momento em que escrevemos o euro vale 1,35 dólares, a nossa economia agoniza e nós não podemos utilizar os instrumentos de política monetária de forma a estimular a economia. Ainda sabendo que sair da zona euro depois de nela ter entrado, não é o mesmo do que nunca ter entrado nela, perguntamo-nos: o Reino Unido, a Dinamarca e a Suécia, só para nomear três países da U.E. com moeda própria, serão doutro mundo? Serão países autárcicos? Estarão fechados ao exterior?

Terceira embirração: lembra-nos Rogeiro, à semelhança de muitos outros, conservadores e reaccionários, que o período de maior crescimento económico em Portugal foi no período do fascismo, entre 1959 e 1973 (p. 597). Perguntamos: e depois? Como explicar então que, nessa “próspera terra do leite e do mel, do maná dos céus”, se tenha verificado a maior debandada de portugueses de que há memória (falamos das emigrações e da mala de cartão)? E o que nos indicavam nesse período os indicadores de desenvolvimento humano, como a esperança média de vida, a taxa de mortalidade infantil ou a taxa de analfabetismo, entre outros? O crescimento económico é apenas um meio para o desenvolvimento. De nada nos serve se não se reflectir na qualidade de vida nem no bem-estar da população.

Outras embirrações haveria que contar. Afinal Rogeiro parece ser um pró passista-portas com simpatias marcelistas e nós não somos, mas existem no seu texto ideias expressas com as quais concordamos, e que já aludimos aqui noutro post.

Concordamos também que o Estado não pode pedir sacrifícios aos cidadãos enquanto existirem “28 mil viaturas a transportar ministros, ajudantes dos ajudantes, juízes, autarcas, deputados, generais, funcionários, gestores públicos e banqueiros de Portugal” (p. 587). Afinal o exemplo deveria vir de cima. Já na página 237, Rogeiro havia reforçado esta ideia: “enquanto não se cortar o último Mercedes do Estado, não se pode tocar nas pensões” e, diz ele, esta é uma revolução simbólica que está por fazer.

Finalmente diga-se que Rogeiro é um patriota e um nacionalista, disso não há dúvida. Diz ele no fim da sua análise:

«Tudo isto é assim num país paradoxal e estranho, como se disse atrás, na conferência aos funcionários chineses.
Paradoxal e estranho, mas o nosso. De que não desistimos.
Quem quiser sair e fechar a luz, faça favor.
Mas nós ficamos».

Nós também ficamos. Mas não ficaremos às escuras.




[1] Um dos subcapítulos intitula-se “Bagatelas para um massacre”, que é título de uma obra de Céline, Bagatelles pour un Massacre.
[2] Na página 460 refere “Por outras palavras, desenvolvimento é crescimento em equilíbrio e expansão individual com consciência do ecossistema, isto é, dos outros, que deixam de ser o inferno para passarem a ser tão-só a realidade”. A expressão “o inferno são os outros” é atribuída a Jean-Paul Sartre. 
[3] Nas páginas 296-297 coloca esta questão: “Como podia alguém pensar que a produção e as exportações, aumentadas e revistas, sobreviveriam miraculosamente se mantivéssemos uma carga improdutiva, paga por todos, que é, citando o outro, um caminho para a servidão?” O outro é o economista austríaco Hayek, e a sua obra mais conhecida The Road to Serfdom.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas