domingo, abril 12, 2020

Examinar é preciso, viver não é preciso


O nosso sistema educativo, que se pretende inclusivo, dizem, tem no final provas exclusivas, provas excludentes, provas selectivas. Um paradoxo. Provas para separar o trigo do joio. Provas para seriar.

No fim do dia, afinal o que conta são os exames. A avaliação, selectiva, sobrepõe-se a tudo o resto, ou seja, a todas as outras funções que a escola tem ou deveria ter, na escala de valores que a sociedade lhe atribui. É assim que a sociedade vê a escola e quanto a isso não há nada a fazer. As outras funções da escola não atingem tal magnitude nessa escala de valorização social, é o que se depreende da decisão de priorizar a reabertura do ensino presencial pelos 11º e 12º anos, logo que seja possível, nas disciplinas em que o exame se exige para entrada no ensino superior. Por outras palavras, a razão magna para reabrir o ensino presencial, no contexto actual, é a necessidade de realizar exames de acesso ao ensino superior.

O que diria Sócrates, o Filósofo, desta nossa concepção de escola?

(De Platão não falo, pois consta que a encimar o portão da Academia estava uma placa com a inscrição “Exigem-se conhecimentos de Matemática!”)

O que diria Agostinho da Silva, que defendia um ensino superior com portas abertas para todos os que nele quisessem entrar?

Os exames são a magna obra da Escola. Examinar é preciso, viver não é preciso.

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