Olívia brilhava entre as flores de Maio.
De fino recorte, os seus seios ondulavam como pradarias ao vento.
O mar dançava frente aos seus olhos e ela, chorava o seu amor distante.
Eu sou quem canta ao vento de passos titubeantes,
Embriagado de tanta liberdade.
Alegres cães brincam na estrada enquanto o Sol sobe no céu.
Próximo de Olívia uma sombra do poeta desenha uma canção.
Do cimo da falésia avistam-se veleiros deixando rastos de espuma.
Lembram-lhe o barco onde o seu amor partiu.
terça-feira, março 18, 2008
segunda-feira, março 17, 2008
domingo, março 16, 2008
Ainda sobre estradas e poltronas - II
O QUINTO IMPÉRIO
Triste de quem vive em casa,
Contente com o seu lar,
Sem que um sonho, no erguer de asa,
Faça até mais rubra a brasa
Da lareira a abandonar!
Triste de quem é feliz!
Vive porque a vida dura.
Nada na alma lhe diz
Mais que a lição da raiz –
Ter por vida a sepultura.
Eras sobre eras se somem
No tempo que em eras vem.
Ser descontente é ser homem.
Que as forças cegas se domem
Pela visão que a alma tem!
E assim, passados os quatro
Tempos do ser que sonhou,
A terra será theatro
Do sai claro, que no atro
Da erma noite começou.
Grecia, Roma, Christandade,
Europa – os quatro se vão
Para onde vae toda a edade.
Quem vem viver a verdade
Que morreu D. Sebastião?
Triste de quem vive em casa,
Contente com o seu lar,
Sem que um sonho, no erguer de asa,
Faça até mais rubra a brasa
Da lareira a abandonar!
Triste de quem é feliz!
Vive porque a vida dura.
Nada na alma lhe diz
Mais que a lição da raiz –
Ter por vida a sepultura.
Eras sobre eras se somem
No tempo que em eras vem.
Ser descontente é ser homem.
Que as forças cegas se domem
Pela visão que a alma tem!
E assim, passados os quatro
Tempos do ser que sonhou,
A terra será theatro
Do sai claro, que no atro
Da erma noite começou.
Grecia, Roma, Christandade,
Europa – os quatro se vão
Para onde vae toda a edade.
Quem vem viver a verdade
Que morreu D. Sebastião?
Fernando Pessoa, Mensagem
Ainda sobre estradas e poltronas - I
Uma vida em que nada é posto em questão, como dizia o filósofo Sócrates, não merece a pena ser vivida. É uma vida de gaiola. Uma vida que se parece com as águas paradas da superfície de um lago numa calma tarde de estio. Antes as revoltas águas do mar. Antes a estrada que a estalagem com as suas poltronas viradas à lareira. Partir, partir, partir…Porque “Ser descontente é ser homem” (Pessoa). É preciso ver o mundo antes que o mundo nos trague.
sábado, março 15, 2008
domingo, março 09, 2008
Manifestação
Pelas reacções dos governantes parece que uma manifestação da magnitude da dos professores já não basta. Perderam o respeito à rua.
Pelos vistos é preciso uma manifestação a lembrar as de Maio de 68, onde aos professores se juntariam os estudantes, os enfermeiros, os funcionários públicos, os operários, os descontentes com a política da saúde, os descontentes com a situação da justiça, os pobres e os sem abrigo, os desempregados e os endividados, os idosos e os marginalizados, enfim, uma manifestação com todos os descontentes deste mundo, e em particular, os descontentes com este neoliberalismo que nos sufoca.
Uma manifestação de fazer tremer a terra inteira, para que eles, os políticos que nos governam, tremam também. Uma Manifestação.
Por favor, não nos façam vir para a rua gritar.
Pelos vistos é preciso uma manifestação a lembrar as de Maio de 68, onde aos professores se juntariam os estudantes, os enfermeiros, os funcionários públicos, os operários, os descontentes com a política da saúde, os descontentes com a situação da justiça, os pobres e os sem abrigo, os desempregados e os endividados, os idosos e os marginalizados, enfim, uma manifestação com todos os descontentes deste mundo, e em particular, os descontentes com este neoliberalismo que nos sufoca.
Uma manifestação de fazer tremer a terra inteira, para que eles, os políticos que nos governam, tremam também. Uma Manifestação.
Por favor, não nos façam vir para a rua gritar.
sábado, março 01, 2008
A solidão dos mestres
Ensinar sem uma grave apreensão, sem uma reverência perturbada pelos riscos envolvidos, é uma frivolidade. Fazê-lo sem considerar as possíveis consequências individuais e sociais é cegueira. O grande ensino é aquele que desperta dúvidas, que encoraja a dissidência, que prepara o aluno para a partida («Agora deixa-me», ordena Zaratustra). No final, um verdadeiro Mestre deve estar só.
George Steiner, As lições do mestres, Gradiva, pág. 88
sexta-feira, fevereiro 29, 2008
Viagem nocturna
Acabei de atravessar o grande rio do Sul, o Guadiana. Mas nem vislumbre das refulgências da argêntea Lua na superfície das águas. A Lua ainda não nasceu por aqui. Em Ayamonte as igrejas estavam iluminadas e abertas. Jovens alegres enchiam as ruas e aguardavam o início do próximo ritual. A religiosidade do povo espanhol sempre me espantou. De volta a Portugal, embrenho-me na noite e na solidão. Já se adivinha a aproximação da Primavera. Amanhã será Março.
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Pensamentos
domingo, fevereiro 24, 2008
A Escola
Soam já pelas ruas e praças as trombetas do chamamento. Mestres professores afluem de todas as direcções para unirem esforços e reflexões. A sua missão está a ser posta em causa. E a sua missão é simplesmente ensinar em liberdade e com responsabilidade. Acontece que querem retirar-lhes a liberdade. Uma liberdade milenar. Querem deixá-los apenas com a responsabilidade. Nesta missão de ensinar não há liberdade sem responsabilidade, nem responsabilidade sem liberdade! Dirigentes lançam os progenitores contra professores, para mais facilmente fazerem passar as suas reformas economicistas. Dirigentes que desvalorizam os professores, por questões de economia, são dirigentes mal-educados. Desprezam a escola. Os professores são intelectuais difusores de civismo e cultura, numa sociedade onde falta civismo e cultura. As suas escolas eram o último reduto que faltava tomar de assalto. Um porto seguro onde se podia aprender e amar as ciências, a filosofia, a arte e o desporto e onde se aprendia a ser cidadão. (Curiosamente, em muitas escolas existem réplicas de anfiteatros em meia-lua, copiando uma estrutura de tempos antigos, quando a cidadania imperava entre os homens).
Abrir a escola à sociedade. O que significa isso? Então, em todos estes anos a escola esteve fechada à sociedade? O chavão esconde na verdade outra intenção. O que se pretende é abrir a escola ao mercado. Colocar a escola no mercado. Vendê-la. Pô-la ao serviço da economia. Os actuais dirigentes parecem julgar que, para construir um modelo novo é preciso destruir o antigo, deformando-o. E a escola tem sido deformada e não reformada.
Mal vai o país que se deixa manipular pelos seus dirigentes. Mal vai o país que despreza os seus professores. Pobre país.
E as universidades?
O conceito agora é pragmático. Aprender é um privilégio que deve ser pago por quem aprende, consideram as novas tendências neoliberais. Não! Aprender é um prazer e uma necessidade. Hoje querem que a universidade passe a ser um enorme centro de formação profissional. Defendem que as universidades devem formar o homem laboral ao invés do Homem. A importância dos cursos é agora medida pelas saídas profissionais e pela ligação ao mundo do trabalho. Valoriza-se a ligação das universidades às empresas, como se isso fosse mais importante que tudo o resto. O homem deve agora estar ao serviço das empresas e a Universidade ao serviço da Economia. Se tivesse sido esse o critério a presidir às primeiras universidades, em Atenas, ou no período medieval, jamais teriam havido universidades.
Enfim, já soam as trombetas dos mestres professores. A hora é dramática. É hora de cerrar fileiras. É hora de união, reflexão e acção.
Abrir a escola à sociedade. O que significa isso? Então, em todos estes anos a escola esteve fechada à sociedade? O chavão esconde na verdade outra intenção. O que se pretende é abrir a escola ao mercado. Colocar a escola no mercado. Vendê-la. Pô-la ao serviço da economia. Os actuais dirigentes parecem julgar que, para construir um modelo novo é preciso destruir o antigo, deformando-o. E a escola tem sido deformada e não reformada.
Mal vai o país que se deixa manipular pelos seus dirigentes. Mal vai o país que despreza os seus professores. Pobre país.
E as universidades?
O conceito agora é pragmático. Aprender é um privilégio que deve ser pago por quem aprende, consideram as novas tendências neoliberais. Não! Aprender é um prazer e uma necessidade. Hoje querem que a universidade passe a ser um enorme centro de formação profissional. Defendem que as universidades devem formar o homem laboral ao invés do Homem. A importância dos cursos é agora medida pelas saídas profissionais e pela ligação ao mundo do trabalho. Valoriza-se a ligação das universidades às empresas, como se isso fosse mais importante que tudo o resto. O homem deve agora estar ao serviço das empresas e a Universidade ao serviço da Economia. Se tivesse sido esse o critério a presidir às primeiras universidades, em Atenas, ou no período medieval, jamais teriam havido universidades.
Enfim, já soam as trombetas dos mestres professores. A hora é dramática. É hora de cerrar fileiras. É hora de união, reflexão e acção.
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