sábado, abril 03, 2010

sexta-feira, abril 02, 2010

O cobertor e as bandeiras de Valença

Os recursos económicos do país são como um cobertor que, dia após dia, vai ficando cada vez mais curto. Quem deveria cuidar para que o cobertor não encolhesse, não o fez atempadamente. Agora o cobertor não tapa todo o corpo, mesmo que se queira, e o corpo é o país. E quando a cabeça que nos governa não tem juízo, o corpo é que paga.

É claro que quem gere os recursos também decide que partes do corpo deve tapar, e quais as partes a não cobrir. Mas parece continuar a não preocupar-se com a dimensão presente e futura do cobertor. Quem governa não cuida para que o cobertor ganhe dimensão. A sua única preocupação é tapar-se. Lisboa puxa então o cobertor para si e destapa as extremidades. São por isso as regiões fronteiriças que, primeiro começam por perder a cobertura, como é o caso do Minho raiano ou do interior do Alentejo e no Algarve. Os que moram em Valença, Elvas ou Vila Real de Santo António, para não referir outros lugares, periféricos para Lisboa, são cada vez mais abandonados pela capital e começam a servir-se dos equipamentos e infra-estruturas que funcionam no outro lado da fronteira. As mulheres raianas já dão à luz em Espanha e os minhotos vão ter de começar a tratar da sua saúde no país vizinho. No Algarve, os idosos de Vila Real de Santo António, recentemente, tiveram de ir tratar as suas cataratas a Cuba (mas não a do Alentejo).

A população de Valença, revoltada, vai colocar bandeiras espanholas nas janelas. É um mau sinal. Parece que a região onde nasceu o país é agora a região onde o país começa a morrer.

quinta-feira, abril 01, 2010

As figuras exemplares do mal


As figuras exemplares do mal não são hoje os consumidores comuns que poluem o ambiente e vivem num mundo violento em que os laços sociais se desagregam, mas os que, embora plenamente implicados na criação de devastação e da poluição universais, compram uma via de saída que os afasta da sua própria actividade, vivendo em condomínios fechados, comendo alimentos biológicos, fazendo férias em reservas naturais, etc.

Slavoj Zizek (2008), Violência, Relógio D’Água, pág. 32.

terça-feira, março 30, 2010

A taça de champanhe

É uma ironia brutal que a desigualdade entre pobres e ricos assuma a forma de uma taça de champanhe (Held, 2007). Os 900 milhões de privilegiados pela graça de terem nascido no Ocidente, são responsáveis por 86% do consumo mundial; usam 58% do fornecimento de energia e têm 79% do rendimento mundial à sua disposição, bem como 74% de todas as ligações telefónicas. Os mais pobres, 1, 2 biliões de pessoas, um quinto da população mundial, são responsáveis por 1,3% do consumo mundial, usam 4% do fornecimento de energia e realizam 1,5% de todas as chamadas telefónicas. É fácil de perceber a abundante fortuna dos ricos, mas por que razão os subordinados pobres a têm de suportar?

Ulrich Beck (2010), “Remapping social inequalities in an age of climate change”, Global Networks 10, 2, page. 167.

segunda-feira, março 29, 2010

O rolo compressor do «desenvolvimento» capitalista

As vítimas do «desenvolvimento» - o verdadeiro rolo compressor de Giddens, que esmaga tudo e todos os que encontre no seu caminho - «evitadas pelo sector avançado e cortadas dos antigos usos...são seres expatriados nos seus próprios países». Por toda a parte por onde o rolo compressor passa, o saber-fazer desaparece, para ser substituído pela escassez de competências; surge o mercado de trabalho mercadoria onde outrora os homens e mulheres viviam; a tradição torna-se um lastro pesado e um fardo dispendioso; as utilidades comuns transformam-se em recursos subaproveitados, a sabedoria em preconceito, os sábios em portadores de superstições.

E não é só que o rolo compressor não se mova apenas por sua própria iniciativa, mas com o apoio e reforço pelas turbas das suas futuras vítimas ávidas de serem esmagadas (ainda que, nalguns casos, o rolo aja por si só, sentimo-nos muitas vezes tentados a falar, mais do que de um rolo compressor, de um Moloch - essa divindade de pedra com uma pira acesa no ventre, em cujo interior as vítimas autodesignadas se precipitam com regozijo, entre cantos e danças); é, além disso, depois de começar a funcionar, empurrado pelas costas, sub-reptícia mas incessantemente, por multidões incontáveis de especialistas, de engenheiros, de empresários, de negociantes de sementes, fertilizadores e pesticidas, ferramentas e motores, de cientistas dos institutos de investigação e também de políticos, tanto indígenas como cosmopolitas, que buscam, todos eles, o prestígio e a glória. É deste modo que o rolo compressor parece imparável, ao mesmo tempo que a impressão de ser impossível pará-lo o torna ainda mais insuportável. Parece não haver maneira possível de escapar a este «desenvolvimento», «naturalizado» sob a forma de qualquer coisa que se assemelha muito a uma «lei da natureza» pela parte moderna do globo, desesperadamente em busca de novos fornecimentos do sangue virgem do qual necessita para se manter vivo e em forma. Mas o que é que este «desenvolvimento» desenvolve?

Zygmunt Bauman (1995), A Vida Fragmentada, Ensaios sobre a Moral Pós-Moderna, Relógio d’Água, pp. 41.

domingo, março 28, 2010

History

John Trumbull, Declaration of Independence, 1817

sábado, março 27, 2010

History


President Obama Signing the Bill (Health Care Reform), 2010

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