terça-feira, maio 18, 2010

Paradoxo dos paradoxos

De colonizadores passámos a colonizados, no início do século XXI.

Agora somos colonizados economicamente pelos poderosos da Europa que ditam como deveremos gerir a nossa casa, sempre prosseguindo uma agenda neoliberal.

Temos 800 anos de história e somos nós quem deve governar a nossa casa.

Se a manutenção do euro no nosso país implicar mais dependência económica, mais desemprego e mais pobreza, então mais vale sair da Zona Euro e reerguer novamente o escudo.

Colonialismo económico, não obrigado!

domingo, maio 16, 2010

EUA vs. BP

(AP Photo/Gerald Herbert)

A hiperpotência contra a multinacional. Uma batalha entre dois colossos e a BP vai ter de pagar o prejuízo. Se em vez de Obama, fosse Bush (este menos sensível às questões ambientais), se em vez do Golfo do México fosse o Mar de Timor, se em vez dos EUA fosse Timor-Leste, ou outro qualquer país pobre, a BP provavelmente não pagaria e apontaria o dedo a outras empresas que sub-contratou, como já o tentou fazer, para irritação de Obama.

Os meios disponíveis para o combate contra a maré negra e o esforço que a BP está a realizar para conter a porcaria que está a provocar, provavelmente, seriam muito menores se o derrame fosse junto à costa de um país pobre e menos poderoso que a multinacional.

Mesmo assim, a catástrofe prossegue em câmara lenta, Obama irrita-se e a BP entra em pânico.

sábado, maio 15, 2010

A escola lúdica

Chegámos ao ponto em que as pessoas se esquecem de que a escola não deve ensinar aos estudantes apenas aquilo que eles querem, mas também, e muitas vezes acima de tudo, aquilo que não querem aprender, ou que não sabem que querem (caso contrário, todas as escolas deixariam de ensinar Matemática e Latim para passarem a ensinar jogos de computador – e pela mesma lógica os bombeiros passariam a deixar os gatos fugir e correr pelas auto-estradas, porque esse é o desejo natural dos animais).

Umberto Eco, A Passo de Caranguejo, Difel, 2007, pág. 108

sexta-feira, maio 14, 2010

Espelho Íntimo

A nova obra de Torquato da Luz

quinta-feira, maio 13, 2010

Os conquistadores vencidos e os vencedores conquistados


Não acredito que a guerra produza cultura, ainda que por vezes as astúcias da razão (como teria dito Hegel) produzam resultados bizarros: os Romanos declararam guerra à Grécia com o objectivo de a latinizarem, e foi a Grécia vencida que conquistou culturalmente o orgulhoso vencedor.

Umberto Eco, A Passo de Caranguejo, Difel, 2007, pág. 215

terça-feira, maio 11, 2010

O neofeudalismo pós-industrial

Bruegel (1555) - Landscape with the Fall of Icarus

Na Idade Média, quando a sociedade era de produtores, vigorava um sistema social baseado na exploração da terra. Haviam aqueles que protegiam e exploravam os semi-servos que se refugiavam dentro das muralhas do castelo, sempre que o inimigo espreitava aquelas terras. O senhor feudal era o dono da terra e o senhor da guerra. Os semi-servos podiam cultivar a terra mediante o pagamento de um tributo, muitas vezes em géneros, uma grossa fatia da sua produção. Era um sistema fechado (num feudo) e estático, sem ascensão social: o filho do nobre, nobre seria e o do semi-servo tinha também o destino traçado. Eram poucos os homens livres – livres do pagamento do tributo e do jugo do senhor feudal.

Com a ascensão da burguesia e a difusão do capitalismo, o feudalismo morreu.

Hoje contudo ele surge, qual Fénix renascida, com novas roupagens. A sociedade já não é rural, é pós-industrial. Já não é uma sociedade de produtores, mas sim de consumidores. Se no passado o semi-servo pagava ao senhor feudal com parte da sua produção, hoje, como paga o consumidor aos novos senhores feudais?

O senhor feudal na Idade Média era o detentor da terra. O senhor feudal da Era Pós-moderna é o detentor do dinheiro.

No passado o semi-servo estava dependente da terra do senhor feudal. Hoje, o consumidor e o investidor estão dependentes do crédito que o banco, com usura, concede. O banqueiro é o novo senhor feudal e o juro é o tributo que lhe é pago, sempre que a prestação vence.

sábado, maio 08, 2010

A boa sociedade

«Numa boa sociedade um homem deve (1) ser útil, (2) estar o mais protegido possível contra o infortúnio não merecido, (3) ter oportunidade de livre iniciativa por todos os meios não prejudiciais aos outros.»

Bertrand Russel, O Impacto da Ciência na Sociedade, 1967

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