terça-feira, janeiro 29, 2013

Ora, parece que finalmente estamos de acordo

Campos e Cunha, cujas palavras noutra ocasião já foram aqui alvo de crítica, afirma agora que “o documento do Fundo Monetário Internacional faz um diagnóstico distorcido e avisa que a redução da despesa não pode ser feita através de cortes cegos.” Aqui, na Antena 1. Ora, parece que finalmente estamos de acordo, embora tal conclusão seja já consensual no país, excepto entre os que nos governam, que classificam o relatório de "bom".

E diz ainda que “sem reforma do sistema político, vejo com muito cepticismo a possibilidade de fazermos uma reforma da administração pública". Aqui. De acordo, uma vez mais.

Na verdade, é maior o escrutínio que se faz para contratar um condutor de ambulâncias do INEM do que o que se realiza para escolher um político para um cargo na governação do país ou de um partido político maioritário. O resultado está à vista, o espaço político institucional foi invadido por incompetentes, vigaristas, gente sem ética, cínicos e canalhas.

Gente que utiliza os partidos (em particular os do famoso “arco do poder” ou “da governação”) para ascender e chegar-se ao poder (ao “pote”, dizem alguns deles), pensando em primeiro lugar em servir-se a si, em servir os seus amigos e clientelas, os lobbies que representam, e só depois, muito depois, os cidadãos comuns.

É óbvio que o sistema político deve ser reformado em primeiro lugar. Os partidos deveriam ser “imunizados” contra estes elementos, que se servem deles como cavalos e Tróia para alcançarem os seus intentos e satisfazerem as suas ambições pessoais, sem olharem a meios. Os candidatos a lugares de topo nos partidos e no país deveriam ser muito bem escrutinados – o seu passado, o seu presente -, antes de assumirem tais posições.

Não seria o fim dos vigaristas na política, mas cremos que a qualidade da democracia melhoraria bastante.

Afinal, ninguém gosta de ser governado por vigaristas e incompetentes, muitos dos quais lhes basta aguardar que o poder lhes caia no colo, que é uma questão de tempo, dizem eles.

Etiquetas