sábado, janeiro 18, 2014

Alto do Jaspe

No sábado passado caminhei pela Arrábida até ao Alto do Jaspe. Uma raposa que por ali andava surpreendeu os visitantes à beira da estrada e deixou-se fotografar. Depois, desapareceu destemida por entre os carrascos (Quercus coccifera).

Do Alto do Jaspe avistei o mar brumoso e diverti-me a pensar que a América já ali estivera tão perto, há cerca de 115 milhões de anos, exactamente onde a onda petrificada da Serra do Risco parece rebentar.

Um painel, ainda intacto, informa os visitantes sobre a paisagem que se avista, a geologia e a biologia do Parque. Tomei a liberdade de transcrever o texto.


Alto do Jaspe

«Da Pedreira de Jaspe que atrás de nós se esconde parecendo ocultar a beleza excepcional da Brecha da Arrábida que em tantos lugares foi utilizada para enriquecer o património cultural da região e do país, até à vista deslumbrante que à nossa frente se abre e onde se destaca a Serra do Risco - este é mais um ponto panorâmico revelador da riqueza paisagística e patrimonial da Arrábida.

O Risco apresenta a escarpa litoral calcária mais elevada da Europa, com 380 m, que cai num mar calmo, azul cristalino e verde-esmeralda. A beleza que a natureza aqui esculpiu ou desenhou não passa despercebida e não cansa de nos maravilhar.

“A Serra [do Risco] tem o ar de uma onda que avança impetuosa e subitamente estaca e se esculpe no ar, é uma onda de pedra e mato, é o fóssil de uma onda.”

Sebastião da Gama (1924 – 1952)

Esta Pedreira do Jaspe é, de entre o conjunto de antigas pequenas explorações espalhadas pela Arrábida, a mais expressiva quanto à exposição superficial de um tipo de rocha exclusivo desta região, a chamada Brecha da Arrábida (também designada no século XIX e início do século XX como “Brecha de Portugal” ou “Mármore da Arrábida”).

A Brecha da Arrábida, formada durante o Jurássico Superior, há cerca de 160 Milhões de anos, recobre uma descontinuidade sedimentar cujo estudo é fundamental para o melhor conhecimento das fases iniciais de evolução do Oceano Atlântico. Naquele tempo o grande continente euroasiático e o norte-americano encontravam-se ainda unidos, formando-se um só continente, que foram definitivamente separados e sucessivamente afastados até à actualidade, por alastramento contínuo dos fundos oceânicos, a partir do final do Cretácico Inferior (há 115 milhões de anos).

O conjunto de afloramentos da Pedreira do Jaspe, que foram, na realidade, duas pedreiras com laborações separadas até ao ano de 1976, aquando da criação do Parque Natural da Arrábida, coloca em evidência diversos aspectos geológicos relacionados com a História da Terra nesta região atlântica.»

Parque Natural da Arrábida – Parque Marinho

«A fauna terrestre na área do Parque apresenta uma assinalável riqueza, com mais de 850 espécies de invertebrados e vertebrados. Nas falésias localizam-se grutas que albergam uma importante fauna cavernícola, incluindo algumas espécies de morcegos ameaçadas, com estatuto de protecção e que aqui se reproduzem e hibernam.

Existem duas espécies únicas de flora, dois endemismos arrabidenses: Convolvulus fernandensii e Euphorbia pedroi que surgem em matagais abertos nos afloramentos rochosos voltados para sul sobre o mar. Ocorrem exclusivamente na Serra da Arrábida três endemismos de fauna, dois coleópteros (gorgulhos-esmeralda) e o caracol Candidula setubalensis, que se encontra na lista vermelha da IUCN.
Ao longo da costa escarpada, os fundos rochosos dão lugar a baías abrigadas, a praias de areia e a grutas marinhas onde vivem mais de mil espécies. Nas arribas e nas falésias nidificam aves e existem fósseis de pegadas de dinossauros. Tais características fazem deste lugar marinho um dos mais ricos a nível europeu.

Por isso, em 1998, foi criado o Parque Marinho, incluído no Parque Natural da Arrábida da Arrábida, onde a vida marinha recupera e o mar enriquece, oferecendo um futuro melhor para a pesca e para o turismo sustentável.»


A Arrábida a todos acolhe. Este Património também é seu. Proteja-o!






Etiquetas