«When examining the history of any human network,
it is therefore advisable to stop from time to time and look at things from the
perspective of some real entity. How do you know if an entity is real? Very
simple – just ask yourself, ‘Can it suffer?’ When people burn down the temple
of Zeus, Zeus doesn’t suffer. When the euro loses its value, the euro doesn’t
suffer. When a bank goes bankrupt, the bank doesn’t suffer. When a country
suffers a defeat in war, the country doesn’t really suffer. It’s just a
metaphor. In contrast, when a soldier is wounded in battle, he really does
suffer. When a famished peasant has nothing to eat, she suffers. When a cow is
separated from her newborn calf, she suffers. This is reality.»
Yuval Noah Harari
Yuval Noah
Harari, Homo Deus, A Brief History of
Tomorrow, HarperCollins Publishers, 2017
***
Yuval Harari, testa a realidade pelo
sofrimento. Quer saber se uma entidade é real? É, se apresentar um
potencial de sofrimento. Caso contrário estamos a falar de abstracções, metáforas,
realidades intersubjectivas, porém, não da realidade objectiva. Essa sofre. É um
pensamento com similitudes ao pensamento cartesiano. O “penso, logo existo” de
Descartes é substituído pelo “sofro, logo existo”. No entanto Harari circunscreve
esta ideia à história das redes de relações humanas - the history of any human network. Não aplicou o método de Descartes
– a dúvida em relação à fiabilidade
dos sentidos na leitura de toda realidade. Descartes viu-se então só com o seu
pensamento e, como não podia duvidar que estava a pensar, deduziu que existia
porque estava a pensar.
A realidade para Yuval Harari não é um pensamento, é um sentir. O sentimento vem antes do pensamento, e vem depois. Ou vem sem que exista pensamento algum.
Porém, cogitatio est. O pensamento existe. (Ortega y Gasset)
A realidade para Yuval Harari não é um pensamento, é um sentir. O sentimento vem antes do pensamento, e vem depois. Ou vem sem que exista pensamento algum.
Porém, cogitatio est. O pensamento existe. (Ortega y Gasset)
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