segunda-feira, julho 06, 2020

A Geografia não está em lugar nenhum, a Geografia está em todo o lado


óóóóó

Origens, Como a Terra nos Criou, de Lewis Dartnell, é o melhor livro de Geografia que li nos últimos anos, embora seja mais do que um livro de Geografia. 

As prateleiras das livrarias reservadas aos livros de Geografia são, curiosamente, difíceis de localizar pois é reduzido número de livros que as compõem: alguns atlas e meia dúzia de livros técnicos. Por vezes nem existem. Este facto poderia levar-nos a pensar que se trata de uma disciplina moribunda, se compararmos o espaço dedicado à História, à Economia, à Política, à Filosofia ou à Sociologia. Mas assim não é. É um caso paradoxal: a Geografia não está em lugar nenhum porque a Geografia está em todo o lado. Encontramo-la na estante de Arquitectura, por exemplo nos magníficos escritos de Álvaro Domingues, do qual destaco A Volta em Portugal (2017), encontramo-la na estante da Política, nos livros de Tim Marshall, por exemplo, com o famoso Prisioneiros da Geografia (2017), encontramo-la no magnífico Colapso (2008) de Jared Diamond, na estante de História, e até o relato da Primeira Viagem em Redor do Mundo (2020), de António Pigafetta, justamente também na estante de História, embora não deixe de ser um relato de grande interesse geográfico. E agora, noutra estante qualquer, perto de si, que não a de Geografia, encontramos o Origens, Como a Terra nos Criou (2019), de Lewis Dartnell.

Estes livros são, acima de tudo, livros de Geografia. Deviam ser incontornáveis (para não dizer “obrigatórios”) para quem ensina e para quem quer aprender Geografia, ou para quem quer ter uma perspectiva geográfica do mundo, pois tratam da relação entre o Homem e a Terra ou, dito de outra forma, tratam do espaço geográfico, esse espaço que resulta das interacções que se estabelecem entre o meio e o ser humano que o habita e ao qual se adapta e transforma.

Cinco estrelas para o Origens, Como a Terra nos Criou, de Lewis Dartnell!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas