domingo, dezembro 26, 2021

Richard Rogers

Richard Rogers (1933-2021)

Um destes dias morreu o famoso arquitecto Richard Rogers e, lamentavelmente, não tive tempo de postar uma homenagem, na hora, a esse grande homem do qual conhecia tão pouco: o Domo do Milénio, em Londres e, mais antigo, o Centro Georges Pompidou, em Paris, eram obras suas. Fiquei a saber há pouco. Mas era outra a sua obra que me era familiar: o livro Cidades para um Pequeno Planeta, da editora Gustavo Gili (GG), de 2001.

 

A criação da moderna cidade compacta exige a rejeição do modelo de desenvolvimento monofuncional e a predominância do automóvel. A questão é como pensar e planear cidades, onde as comunidades prosperem e a mobilidade aumente, como buscar a mobilidade do cidadão, sem permitir a destruição da vida comunitária pelo automóvel, além de como intensificar o uso de sistemas eficientes de transporte e reequilibrar o uso das nossas ruas em favor do pedestre e da comunidade.  

 

Richard Rogers, op. cit., pág. 38

 

Nitidamente, as preocupações de Richard Rogers eram a prosperidade da comunidade, a mobilidade do cidadão, a vida comunitária, o uso da rua em favor do pedestre e da comunidade. A comunidade, agora refugiada de si mesma no automóvel, nos edifícios de escritórios, nos centros comerciais e nos condomínios fechados. A comunidade fragmentada empobreceu a vida na cidade com largos segmentos que a compõem a abandonarem a vida de rua, a vida na rua. A vida saiu da rua. Passam por ali automóveis e, ocasionalmente, um pedestre.

 

Mas havia outras preocupações:

 

Acredito piamente na importância da cidadania e na vitalidade e humanidade que ela estimula. A cidadania manifesta-se em gestos cívicos planeados e de grande escala, mas também em gestos espontâneos e de pequena escala. Juntos, eles criam a rica diversidade da vida urbana.

 

Richard Rogers, op. cit., pág. 15

 

A necessidade de promover a cidadania que se sente escapar das nossas cidades com a perda de solidariedade e o avanço da indiferença. Vivemos em sociedades de indiferença (já o disse o Papa) e os indiferentes somos nós para com os quais os outros, os nossos concidadãos, se isso se lhes pode chamar, também se manifestam indiferentes. E parecemos todos indiferentes à nossa indiferença. Nem nos damos conta. Não somos apenas diferentes, somos indiferentes, e nisso somos iguais. A indiferença é inimiga da diversidade. E não há como escapar a isto. Como não poderíamos ser indiferentes aos que chegam a clamar por refúgio e abrigo, e que procurarão chegar cada vez mais, se somos indiferentes connosco?

Bem-vindos à cidade da indiferença, o que equivale dizer, à sociedade da indiferença. Era, portanto, necessário, para Richard Rogers, reanimar a cidadania nas ruas, nas cidades e nas sociedades, a cidadania em cuja importância Richard Rogers acreditava piamente.

 

O padrão-anti social do crescimento segmentado, causado por um desenvolvimento orientado apenas para o lucro, mostrou-se inadequado às necessidades da cidade.


Richard Rogers, op. cit., pág. 116.

 

Parece que não aprendemos nada.

 

Até sempre Richard Rogers.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas