domingo, junho 26, 2016

Sobre o brexit

Os cidadãos britânicos decidiram mal. A democracia directa tem destas coisas. Com o brexit poderão ter desencadeado o princípio do fim de um reino que encerra quatro nações e quiçá o princípio da desunião europeia. O júbilo dos xenófobos, dos populistas, dos separatistas, dos racistas e dos fascistas é a prova simples de que se tratou de uma má decisão. Rejubila Farage, rejubila Trump, rejubila Le Pen, rejubila Wilders, rejubila Erdogan, e até  Jirinóvsky rejubila, lá do alto do assento que tem na Duma. Também já se agitam os separatistas ou independentistas, da Escócia à Catalunha, do País Basco à Lombardia, e em muitos outros lugares, na mira da criação de novos Estados que pretendem governar. É a balcanização da Europa Ocidental que se prenuncia.


Afinal, a globalização que defendiam começa e termina na livre circulação do capital e das mercadorias. A livre circulação do trabalho e dos trabalhadores já lhes causa comichão. Pretendem agora erguer muralhas, muros, barreiras e vedações para travar os que pretendem circular na demanda de uma nova vida, longe da guerra e da fome.

Voltamos ao tempo do proteccionismo, ao tempo em que os países se fecham sobre si mesmos, ao tempo dos bárbaros às nossas portas, ao tempo dos pequenos países que ameaçam surgir por todo o lado como pequenos reinos medievais, ao tempo do medo. Tudo isto cheira, na verdade, a início de Idade Média ou ao fim do Império. Àquele tempo em que os cidadãos abandonaram em debandada as cidades e se encerraram atrás de muralhas, porque tudo mudou inesperadamente. Os bárbaros vinham aí.

sexta-feira, junho 10, 2016


sábado, maio 28, 2016

O Triunfo da Morte


Bruegel, o Velho, O Triunfo da Morte, c. 1562, Museu do Prado

Duas obras, em particular, viriam a possuí-lo [a Elias Canetti], embora com efeitos contrários. O Triunfo da Morte, de Bruegel, parecia confirmar a mensagem de Gilgamesh. A energia da resistência à morte que pulsa nas numerosas figuras da composição invadiu a consciência de Canetti. Embora a morte triunfe, a luta representada dos que a combatem mantém uma dignidade eminente, e é ela que liga todos os homens uns aos outros.
George Steiner
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Fonte: George Steiner, in Robert Boyers (org.) George Steiner em The New Yorker, Gradiva, 2010, pág. 338.   

quinta-feira, maio 19, 2016

Odiosa vingança

Levadas ao excesso, as vinganças dos homens tornam-se odiosas aos deuses.

Heródoto
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Fonte: Heródoto, Histórias – Livro 4º, Edições 70. 2000. Pág. 154.

domingo, maio 15, 2016

Vitória

Vitória da Samotrácia
A Vitória é sempre alada.

Venceu o Benfica.

sexta-feira, maio 13, 2016

Liberdade para escolher

Escolham, escolham livremente. Mas não façam os outros pagar pelas vossas escolhas.

Como contribuinte não estou disposto a engordar os bolsos dos patrões dos colégios privados. Que as minhas parcas contribuições se dirijam à escola pública, onde há gente que precisa de ser apoiada, e que, sem a escola pública, nunca iria à escola.

Se optarem pelo ensino privado (e aqui ninguém vos priva dessa liberdade, ó liberais de pacotilha), então que paguem do vosso bolso. Deixem o bolso dos contribuintes e os escassos recursos financeiros do Estado em paz.

E de uma vez por todas, deixem-se de tretas e de birras, que aqui ninguém vos priva da liberdade para escolher.

quinta-feira, maio 12, 2016

Shit happens!

O livro de Nassim Taleb, O Cisne Negro, volvidas 196 páginas, está a tornar-se maçador. Trata-se de uma repetição ad nauseam do mesmo argumento, com exemplos e mais exemplos. E o que argumenta ele?

Que os cisnes negros existem. Que não se pode prever o imprevisível. Que os improváveis acontecem quando menos se espera. Que há “cisnes negros” por todo o lado. Que algo de improvável pode até estar já em andamento, contudo ainda não adquiriu uma dimensão que lhe dê visibilidade e impacto. Que o que desconhecemos ultrapassa infinitamente o que conhecemos (o velho argumento de Popper, de que nos assemelhamos mais uns aos outros pela infinidade de coisas que desconhecemos do que nos diferenciamos uns dos outros pelo pouco que cada um conhece). Que muitas explicações e certezas relativas à causa dos fenómenos só surgem a ex post facto, e por vezes erroneamente. Que estamos longe, muito longe, de conhecer todas as causas dos fenómenos. Que há causas que nos escapam e sempre escaparão.

Enfim, é a velha história.

Shit happens!

segunda-feira, abril 25, 2016

Democracia hoje

Nada é garantido. Quantas vezes as democracias caíram, exactamente no preciso momento em que menos se esperava? Muitas ameaças pairam hoje no ar, como abutres de olhos postos num moribundo cambaleante. Estranhas ditaduras espreitam – a visão mercantil sobre o mundo e sobre a vida, os lacaios das elites plutocráticas, burocratas em organismos supranacionais não democráticos, que ditam as regras em desfavor do povo chão, a acção de multinacionais neocoloniais nos países do Sul, o sentido de classe e de “guerra de classes” por parte de um todo poderoso 1% contra os restantes 99%, novos feudos e feudalismos, novos fascismos. As democracias dão ténues sinais de padecimento, como pequenas brechas num dique prestes a rebentar. Festejamos hoje a democracia, mas é bom estar alerta. Nada é garantido.

sábado, abril 23, 2016

Classificação de sistemas caóticos

Existem duas formas de sistemas caóticos. O caos de nível um é o que não reage às previsões acerca de si mesmo. O clima, por exemplo, é um sistema caótico de nível um. Apesar de ser influenciado por uma miríade de factores, podemos programar modelos informáticos que tomam em consideração esses factores e produzem previsões cada vez melhores.


O caos de nível dois é o que reage às previsões acerca de si próprio e, por isso, nunca pode ser previsto com exactidão. Os mercados, por exemplo, são um sistema caótico de nível dois. O que acontecerá se desenvolvermos um programa informático que faça previsões com cem por cento de exatidão sobre o preço de amanhã do petróleo? O preço do petróleo reagirá imediatamente à previsão, que, como tal, acabará por não se concretizar.

Yuval Harari, De Animais a Deuses, História Breve da Humanidade, Vogais, 2013, pág.288-289

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