segunda-feira, maio 14, 2012

Sobre as declarações de Passos Coelho acerca do desemprego


Qual é a admiração? Ficaram indignados? Chocaram-se com o que ele disse?! Então ainda não sabiam? Passos é um neoliberal e para um neoliberal, um desempregado é apenas um trabalhador em trânsito entre dois empregos? É assim que ele o vê. É assim que eles o consideram. Reduzem o homem a uma dimensão apenas - o homo oeconomicus - quando um homem é muito mais do que isso. Enfim, tudo reduzem à árida economia e às suas leis do mercado.


Mas não somos nós que o dizemos. É Foucault:

«Em particular, a política neoliberal a respeito do desemprego é perfeitamente clara. Numa situação de desemprego, seja qual for a taxa de desemprego, não se deve nele intervir directamente, como se o pleno emprego tivesse de ser um ideal político e um princípio económico a salvar de qualquer maneira. O que se deve salvar, e salvar antes de tudo o mais, é a estabilidade dos preços. (…) Como diz, penso eu, Röpke, o que é o desempregado? Não é um deficiente económico. O desempregado não é uma vítima social. O desempregado é um trabalhador em trânsito. É um trabalhador em trânsito entre uma actividade não rentável e uma actividade mais rentável. E é tudo sobre acções reguladoras.»

Michel Foucault, Nascimento da Biopolítica, Edições 70. Página 183.
(os destaques são nossos)

E é tudo. (É claro que quando Michel Foucault proferiu esta aula no Collège de France, no dia 14 de Fevereiro de 1979, Passos ainda era um mocinho.)

Etiquetas