domingo, março 03, 2013

Mais um importante sinal foi dado.

Manifestação "Que se lixe a troika", Faro.


Seria bom que a troika e o Governo deixassem agora de tratar os cidadãos com desprezo e cinismo, ou como simples números, quando anunciam as suas sinistras medidas disseminadoras de desemprego, insegurança e desespero. Seria bom que atentassem nos sinais. Hoje cantou-se a Grândola Vila Morena. A democracia está viva e não se limita às urnas. Melhor ainda seria que a troika e o Governo se fossem embora de vez e o Presidente convocasse novas eleições. Está preocupado com o prestígio nacional? Pois o prestígio nacional neste momento é irrisório. Ninguém nos respeita lá fora porque não nos respeitamos. Quem se coloca numa posição de subserviência não se respeita a si próprio e Portugal encontra-se nessa posição, devido às decisões dos políticos que nos governaram e governam.

Mas atenção, saiba a troika e o Governo que este povo de “brandos costumes” que hoje cantou a Grândola do pacífico Zeca, é também o povo que tem inscrito no seu Hino apelos às armas e marchas contra elas. Não é um povo tão brando assim, e os historiadores sabem-no bem.

2 comentários:

  1. O povo mostrou na rua, a capacidade negocial de Portugal... é hora de discutir e negociar outras soluções.

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo. Deveria haver até coragem para se ir mais além. Convocar novas eleições para que os cidadãos se pronunciassem sobre questões de interesse nacional, importantes demais para serem deixadas apenas aos políticos profissionais, como por exemplo:

    • Como combater o desemprego e visar o pleno emprego?
    • Deverá Portugal continuar na Zona Euro ou deverá sair e aliar-se aos outros países da U.E. que mantêm as suas moedas e por isso não perderam soberania nem um poderoso instrumento – a política monetária - para enfrentar a crise financeira, económica e social? Afinal, de que nos serve um Euro sobrevalorizado (uma moeda forte), ao gosto alemão, se precisamos de exportar mais?
    • O que deve permanecer no Estado, e o que pode ser privatizado?
    • As portagens deveriam ser retiradas das auto-estradas? Que custos e benefícios uma decisão dessas acarretaria para os cidadãos e para a economia?

    Estas são apenas algumas questões, lançadas de uma forma aleatória e apressada, mas muitas outras haverão, tão ou mais importantes do que estas. Os cidadãos deveriam ter uma voz activa nas decisões a tomar. Algumas questões até poderiam ser referendadas, não sem antes toda a gente estar ciente das consequências positivas e negativas das decisões a tomar.

    ResponderEliminar

Etiquetas