quarta-feira, outubro 16, 2013

Enquanto isso, na América

Enquanto isso, na América trava-se uma batalha épica, uma espécie de contra-ofensiva desesperada, uma “Batalha das Ardenas” contra a vaga neoliberal que tudo invade. Obama, contra a corrente principal que se faz sentir no mundo, e também em Portugal, que visa a desagregação do Estado Providência, tenta impor o ObamaCare, e, dessa forma, democratizar o sistema de saúde Norte-americano, abrindo a prestação de cuidados de saúde aos que no actual sistema se veem privados desses cuidados, em suma, aos mais pobres e classes médias endividadas, aos que não têm dinheiro para pagar às poderosas seguradoras pelos tratamentos necessários.

Esta gente contra a qual Obama actualmente se bate – os do Tea Party do Partido Republicano - não brinca em serviço na defesa das classes mais ricas (move-os na verdade uma visão de classe). Recentemente votaram uma lei que implica a retirada das senhas de alimentação do programa Federal a mais de 3,4 milhões de pobres em 2014. Outro insulto aos pobres noticiava o editorial do New York Times de 20 de Setembro.

O desfecho deste braço-de-ferro é de extrema importância, pois não é só o ObamaCare que está em causa. É a própria sobrevivência da democracia, na verdadeira acepção da palavra.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas