Aos poucos reforça-se em mim a ideia de que realmente somos anões empoleirados nos ombros de gigantes e por isso o nosso olhar alcança mais longe e vislumbra outros horizontes mais vastos. Ontem ao abrir ao acaso um livro recentemente adquirido do Filósofo Séneca, eis que deparo com ela: a Educação. Não resisto por isso a publicar o dito excerto em que o Filósofo responde ao seu amigo Lucílio, e, ao mesmo tempo, ao que parece ser, ao seu alter-ego, que o confronta com o facto de regressar à escola na sua velhice. Reza assim:«Ameaças cortar relações comigo se não te der parte de todas as minhas acções diárias. Ora vê com que franqueza eu te abro a minha vida, se até isto te vou confessar: ando a escutar as lições de um filósofo, já há cinco dias que frequento a sua escola onde assisto desde as duas horas da tarde às suas prelecções! "Bela idade para ir à escola?!” E porque não? Não será o cúmulo da insensatez desistir de estudar só porque há muito tempo já se deixou a escola? “Ora essa! Então hei-de pôr-me ao nível dos miúdos, dos adolescentes?” Dar-me-ei por muito satisfeito se a minha velhice me não der outros motivos de que me envergonhe: a escola da filosofia aceita gente de todas as idades. “Então é por isso que envelhecemos, para imitar os jovens?” Pois se eu apesar de velho, posso ir ao teatro e ao circo, se não há um combate de gladiadores a que eu não assista, porque hei-de envergonhar-me de ir assistir às lições de um filósofo?...Temos de estudar enquanto formos ignorantes; e, se é verdadeiro o provérbio, temos de aprender até morrer! Em nenhum caso aliás, o ditado se aplica melhor do que neste: enquanto vivermos, temos de aprender a viver!»
Séneca; Cartas a Lucílio, 3ª edição, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2007, pp. 310-311.





Três anos de neoliberalismo e um para tirar apressadamente o “socialismo” da gaveta, que os tempos mudaram. São estes os nossos “socialistas” e o seu “socialismo” já bichoso de tanta traça.
O desemprego alastra como uma peste e nós agora, nem sequer podemos abandonar a cidade e procurar lugares mais sadios, como noutros tempos. A praga é geral. Eis o fruto do capitalismo tardio, essa forma de organização económica e social que já nos trouxe paz, prosperidade e segurança, em tempos idos, quando tinha sido corrigido nas suas crises cíclicas, após a de 1929. Chegados os anos 70 do século XX, apagou-se a memória, abraçou-se o neoliberalismo e o monetarismo. Resultado: voltámos às velhas crises cíclicas. Os governantes dos países desenvolvidos estão em pânico: já não conseguem assegurar os interesses dos poderosos que os colocaram nos governos dos Estados. Utilizam agora os contribuintes como fiadores e transferem avultadas quantias para esse buraco negro, insaciável e ganancioso, que se tornou o mundo da alta finança e da especulação bolsista.