sábado, setembro 22, 2012

Portugal, Grécia e Irlanda podem perder duas vezes nas privatizações



«Os cidadãos da Grécia, de Portugal e da Irlanda vão perder porque a corrupção vai fazer com que não recebam um preço justo nos milhares de milhões em activos que vão ser vendidos para reduzir os défices. Não vão receber o valor justo e o dinheiro que deveria servir para recuperar as finanças e a economia vai com frequência para os bolsos daqueles que protegem os seus interesses pessoais»


(...)

«Primeiro há falta de responsabilização, especialmente na área do financiamento público; segundo, há uma deficiente participação da população em geral em responsabilizar os dirigentes; e em terceiro e muito importante, há impunidade para os que violam a lei.»  Cobus de Swardt, director da Transparency International.  AQUI

Nada que já não soubéssemos.

sexta-feira, setembro 21, 2012

É isto um país? É isto um Presidente? É isto um Governo?





Que somos dependentes sabemos nós. Mas caramba! Para que precisamos de um Presidente que nos está sempre a lembrar a nossa impotência e a nossa dependência em relação ao financiamento externo e aos mercados financeiros? Que já não somos independentes sabemos nós. E vamos agora contentar-nos com isso? Temos de conformar-nos? É isso?! Ora é isso uma ova! O que estão o Governo e o Presidente a fazer para que voltemos novamente a ser independentes e livres? Lembra-nos o Presidente que o Estado não funciona sem a ajuda financeira do exterior. Pois! É um facto! Mas as palavras, senhores, as palavras... "Portugal, país que depende enormemente, todos os dias, do financiamento das instituições internacionais..."Wrong words!", "Le parole sono importante!" Portugal tem de voltar a ser independente. Deveria ser nisso que o Governo e o Presidente e toda a classe política e ainda, todos os portugueses, deveriam estar a empenhar todas as suas energias. Mas todo o discurso do Presidente e dos que nos governam aponta no sentido do conformismo e da impotência. E é isso que é revoltante. Fracos líderes fazem fraca a forte gente.

É preciso mudar este estado de coisas a começar por estes políticos sem desígnio que nos lideram. Mas que raio de país é Portugal, que não consegue autofinanciar-se, que não consegue erguer-se por si só, que não consegue ser livre? É isto um país? Porque haveríamos de contentar-nos com esta situação de dependência? Porque haveríamos de contentar-nos em regressar aos mercados, só para continuar a alimentar uma vida a crédito, sem qualquer liberdade e sem uma autodeterminação plena?

Ao fim de tantos anos, D. Afonso Henriques dá voltas na tumba.


[1] Cavaco Silva convoca-nos para que façamos um exercício de imaginação, como querendo mostrar-nos um cenário que nos paralise de medo. E depois? Viria o Apocalipse? Viriam aí as instituições internacionais com os seus exércitos invadir-nos? Portugal porventura desapareceria, submergido nas areias do tempo? Morreríamos todos de fome? Bardamerda! 


Le parole sono importanti!

Bancadas vazias


Hoje o debate na Assembleia decorreu com as bancadas da assistência vazias. Consta que por razões de segurança, foi vedada a entrada ao comum dos cidadãos.

Mal estamos quando o povo não pode estar presente na Casa da Democracia.

Algo começa a cheirar mal, e não é no reino da Dinamarca. É a IIIª República a apodrecer.

quinta-feira, setembro 20, 2012

Uma espécie de metamorfose*


Às vezes penso que, por este andar, um dia, nós, os contribuintes, acordaremos surpreendidos ao constatar que fomos todos privatizados.

À socapa, como de costume, um dos magos do governo terá a ousada ideia de privatizar os contribuintes, por falta de haver mais o que privatizar. Privatizará pois os contribuintes, porque não? Magnífica ideia, pensará ele! Vende o país por inteiro. Passaremos todos a contribuir então, todos, sem excepção, para alguma China ou alguma Angola que nos compre. Pode ser que nos comprem. (Será que nos compram?)

A estes que agora nos governam, a história os julgará: provavelmente, os coveiros de Portugal, os que nos venderam, os que nos enterraram. (Claro, isso só se deixarmos).

A propósito, ouvi este Verão no rádio do automóvel a notícia de que em Guimarães iria realizar-se o funeral de Portugal. Fiquei a ruminar naquilo por uns instantes enquanto conduzia assaltado pela estranha sensação de que Portugal afinal já morrera e que nós estaríamos a viver equivocados, convencidos de que o país ainda existia.

Não foi o sociólogo António Barreto que, há menos de um ano, que lhe augurou um fim? AQUI.

(Malhas que o Império tece!)

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(*) No romance A Metamorfose de Kafka, Gregor Samsa acorda surpreendido ao ver-se transformado num insecto rastejante.

segunda-feira, setembro 17, 2012

A mensagem

«Passos Coelho já perdeu esta luta porque já perdeu todas. A própria "chamada" de Cavaco Silva a Vítor Gaspar ao Conselho de Estado, tornada pública, é um atestado de menoridade e um insulto ao primeiro-ministro. Cavaco chamou "quem sabe" e quem sabe é Gaspar. É esta a mensagem.» (Pedro Santos Guerreiro, Jornal de Negócios).

Aqui.

sábado, setembro 15, 2012

Portugal na rua


Os actos valem mais do que as palavras. Hoje Portugal manifestou-se. Eu também.

domingo, setembro 02, 2012

Civilização e barbárie


George Steiner, mais do que uma vez, questiona-se e questiona-nos: como foi possível que as universidades, os museus, os teatros, as bibliotecas, os centros de investigação, as ciências e as humanidades, tenham prosperado na proximidade dos campos de concentração? Como foi possível que tal grau de civilização tenha convivido, lado a lado, com tal grau de barbárie?

Pois bem, quem se passeia pelo Palatino, pelos Fora Imperiais e pelo Coliseu, esse colosso inaugurado em 80 d.C. com pompa e circunstância - 100 dias de circo ininterrupto, com a chacina espectacular de todo o tipo de bichos e depois cristãos – não deixa de se colocar a mesma questão. Como foi possível que a mesma civilização que produziu um Virgílio, um Séneca, um Cícero, entre muito outros gigantes, tenha produzido aquilo? O Coliseu não era um campo de concentração, não era uma fábrica de morte, é certo, mas não deixava de ser um circo de morte, onde a chacina se convertia em espectáculo. De lembrar ainda que o Coliseu não era único - era o maior de muitos circos espalhados pelas cidades do Império.

Por baixo da fina película de civilização daquela época escondia-se uma civilização esclavagista e sanguinária que não permitia quaisquer veleidades aos escravos e muito menos aos escravos revoltosos – 6 000, comandados pelo revoltoso Spartacus, foram crucificados ao longo da via Ápia, só para dar o exemplo.

Analisando as histórias do mundo, assim como o mundo no presente, não nos deixamos de questionar: que estranha correlação é essa entre a civilização e a barbárie? Será que um elevado grau de civilização tem sempre de conviver com um elevado grau de barbárie? Tem de ser mesmo assim?

A decadência da cultura


Há muito que se ouvem lamentos oriundos de vários quadrantes, anunciando a decadência da cultura ou até o fim de um certo tipo de cultura. O primeiro que ouvimos foi o de Alexis de Tocqueville, esse aristocrata que percorreu a América nos tempos da jovem democracia e que, perspicazmente, observou: “A democracia não somente faz estender o gosto pelas letras às classes industriais; ela introduz o espírito industrial no seio da literatura.» Progressivamente, o espírito industrial e mais tarde, o comercial, invadiu todas as áreas da cultura, tendo contribuído para o seu ocaso. Hoje é o mercado que determina o que se constitui como um “valor” no campo cultural. Este facto resultou numa completa inversão de valores e numa cultura comercializada e massificada, nivelada por baixos padrões de qualidade.


Lamentos pela decadência da cultura (entradas por ordem cronologica):

Ortega y Gasset, José (1934), El Tema de Nuestro Tiempo

Theodore Adorno, Max Horkheimer (1944), “The culture industry: Enlightenment as mass
deception” in Gunzelin Schmid Noerr (ed.), Dialectic of Enlightenment: Philosophical Fragments, pp. 94–136

T. S. Eliot (1948), Notes Towards the Definition of Culture [Notas para uma Definição de Cultura. Edições Século XXI, 1996]

Guy Debord (1967), La Société du Spectacle [A Sociedade do Espectáculo. Antígona, 2012]

George Steiner (1971), In Bluebeard’s Castle. Some Notes Towards the Redefinition of Culture. [No Castelo do Barba Azul. Algumas notas para a redefinição de cultura, Relógio D’Água, 1988]

Allan Bloom (1987), The Close of the American Mind [A Cultura Inculta: Ensaio sobre o declínio da Cultura Geral, Publicações Europa-América, 1987]

Jacques Barzun (2000), From Dawn to Decadence: 500 Years of Cultural Triumph and Defeat. 1500 to Present [Da Alvorada à Decadência. De 1500 à Actualidade. 500 Anos de Vida Cultural do Ocidente, Gradiva, 2003]

Mário Vargas Llosa (2012), La Civilizatión del Espectáculo


[A lista irá sendo acrescentada, à medida que novas leituras sobre o assunto o justifiquem. No prelo: Ortega y Gasset (1925), La  deshumanizacion del arte]

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