domingo, abril 03, 2016

O seguro de vida de Assad

Sabemos agora que Assad, o criminoso de guerra contra a Humanidade, só ainda se sustém porque existe uma base russa no território sírio. É o seu seguro de vida. Caso essa base não existisse, o seu destino teria sido o mesmo que o de Sadam ou o de Kadafi, ou ainda o de Mubarak, esses déspotas orientais. O problema é que a Síria, nessa circunstância, estaria hoje transformada numa Líbia, onde reina a anarquia, ou num Iraque. A entrada em campo dos terroristas do Daesh, outros criminosos contra a Humanidade, entre outros, conduziu ao descrédito toda e qualquer oposição séria a Assad, para mal dos sírios. E há já quem pense que, mal por mal, que fique por lá o Assad. Também para mal dos sírios, que saem sempre mal nesta história, e saem da Síria. E há já também entre nós quem lastime a queda de Kadafi e de Sadam, pois a anarquia que se seguiu está à vista de todos.

Há uma importante lição a tirar de toda esta história: tentar impor a democracia à bomba, ou até de outras formas menos agressivas, nos estados do Médio e do Próximo Oriente, não resulta. Trata-se de um erro crasso só atribuível a quem despreza a história longa, pois antes até dos tempos de Heródoto, têm sido os reinos despóticos ou as monarquias que sempre por ali vingaram, e estas reagem continuamente contra toda e qualquer tentativa de imposição da democracia.

Ali a democracia não funciona, nem quer funcionar.

sábado, abril 02, 2016

O diabo da submissão

No dia seguinte, Seutes deitou fogo às aldeias; não ficou uma casa intacta. O seu objectivo era, semeando o terror, fazer sentir aos habitantes a sorte que os esperava se não se apressassem a fazer acto de submissão.

Xenofonte, A Retirada dos Dez Mil, Bertrand Editora, Lisboa, 2014, na página 238.
(Anábase, traduzida por Aquilino Ribeiro, que também escreveu o prefácio )


Uma metáfora!
Eis o terrorismo, oriental e ancestral, visando a submissão de aldeões. Sempre a submissão. O diabo da submissão.

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sexta-feira, abril 01, 2016

Imagem do dia: Costa Vicentina, com horizonte curvo



© AMCD

Agora que a Primavera arribou

Dedicada a Torquato da Luz

Agora que a Primavera arribou à tua cidade, lembro-te poeta.
Sim, ela veio numa embarcação e subiu o Tejo. A sua nau deu duas voltas ao estuário e atracou. Exactamente no Cais das Colunas.
Ela desembarcou poeta.
Procurou-te e estranhou a tua ausência. A tua ausência, poeta.

A Primavera é uma esteta, poeta. Já não consegue imaginar outra cidade mais bela.


quinta-feira, março 31, 2016

Eles querem lá saber de teorias

Na verdade, fazer é aprender.

Aristóteles, Ética a Nicómaco, Quetzal Editores, Lisboa, 2004, p. 43.

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Mas evitai dar-lhe uma cana de pesca sem ao menos dizer-lhe para que serve ou como funciona, sob pena de a mesma ser arremessada ao mar sem qualquer préstimo. Ouviste, ó construtivista. A teoria não pode ser dispensada, por muito que isso te custe e ainda que os adolescentes tapem os ouvidos às teorias.

Eles querem lá saber de teorias, dizes. Querem fazer. Querem errar. Querem aprender. Eles querem lá saber de teorias. Aprendem por tentativa e erro.

E assim se enche o rio de canas de pesca arremessadas e mal empregadas, digo eu. 

Eles querem lá saber de teorias, de rios e de canas de pesca.

Aconteceu, aconteceu.

Nada do que já aconteceu poderá, contudo, ser ainda objecto de decisão. Ninguém pode ainda decidir se Tróia terá sido destruída. Assim, ninguém delibera acerca do que já aconteceu mas sobre o futuro e o que é possível. Ora já não é possível que o que sucedeu não tenha sucedido. Por esse motivo, diz Agatão correctamente: Apenas disto está até um Deus privado, desfazer o que tiver sido feito.  

Aristóteles, Ética a Nicómaco, Quetzal Editores, Lisboa, 2004, p. 135.

quarta-feira, março 30, 2016

A cacofonia das gerações e a mudança

Sucede que hoje, sobre o mesmo palco terrestre e nacional, “convivendo e interagindo dentro de um espaço social comum” (Bauman), existem mais gerações do que nunca. Sucede ainda que há uma rápida sucessão e acréscimo de gerações no tempo. Rapidamente deixamos de nos identificar geracionalmente com os que diferem poucos anos de idade em relação a nós. Essas diferenças manifestam-se nas diversas escalas de atitudes e valores que cada geração parece determinar como sendo as mais importantes e pelas quais, de uma forma geral, se guiam. A identificação com uma determinada geração encontra-se cada vez mais confinada ou limitada a períodos mais curtos. Assim verifica-se que os períodos geracionais já não se circunscrevem, por exemplo, às décadas – a “geração de 60”, a “de 70”, a “de 80”, etc., como era comummente dizer-se. Isso é coisa do passado. Agora na mesma década e no mesmo espaço social convivem várias gerações. E parece ser essa a causa da percepção da acelerada mudança em que vivemos mergulhados. A crise, parece portanto ser hoje mais profunda do que nunca. Mas que crise? “Crise da ordem mundial”, “crise de valores”, “crise da cultura”, “crise das artes e inúmeras outras crises descobertas diariamente em áreas sempre novas da vida humana.” (Baumman, 2000)

“Geração X”, “geração rasca”, “geração nem nem”, são, por exemplo, designações para gerações que partilham o mesmo espaço social (quando não competem entre si, pelo domínio do espaço e do tempo). São gerações contemporâneas que se interseccionam, mas muito pouco, e os elementos que as integram têm cada vez menos fundamentos para se identificarem entre si.

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Excerto da obra, Em Busca da Política (1999), de Zygmunt Bauman, condutor desta reflexão:

«O que precisa ser explicado, em especial, é a intensidade incomumente alta da preocupação pública atual com a “crise da ordem mundial”, a “crise de valores”, a “crise da cultura”, a “crise das artes” e inúmeras outras crises descobertas diariamente em áreas sempre novas da vida humana.

Diz-se que, embora o mundo tenha estado sempre em mudança, nunca antes as mudanças foram tantas nem tão profundas e que o rápido aumento da quantidade e profundidade das mudanças torna muito mais difícil a permanente tarefa humana da auto-orientação.

Um pouco menos óbvia mas resposta também relativamente simples seria assinalar que nunca antes eventos e transformações fundamentais que marcam as gerações envelheceram e desapareceram tão rápido quanto hoje, sucedendo-se com enorme velocidade, e que consequentemente os períodos de tempo de gerações específicas são hoje mais curtos do que nunca — alguns anos e não algumas décadas. E portanto o número de gerações diferentes, cada uma preservando suas experiências e expectativas mas convivendo e interagindo dentro de um espaço social comum, aumentou enormemente. Esse fato explica em parte a impressionante polifonia (alguns diriam cacofonia) da cena pública e a consequente dificuldade de comunicação e de se chegar a um acordo apesar de todo o inegável progresso da tecnologia da tradução.»

Zygmunt Bauman, Em Busca da Política, Jorge Zahar Editora, Rio de Janeiro, 2000

(os negritos são nossos) 

sábado, março 26, 2016

Uma longa nota de rodapé

A incandescência da criatividade intelectual e poética na Grécia continental, na Ásia Menor e na Sicília, nos séculos VI e V a.C. continua a ser única na história humana. Sob certos aspectos, a vida do espírito de então em diante não passa de uma longa nota de rodapé.

George Steiner, A Poesia do Pensamento, Relógio D'Água, 2012

sexta-feira, março 25, 2016

Notícias da sexta extinção: freixo, crónica de uma morte anunciada

Estudos anunciam a extinção do freixo (Fraxinus angustifolia). Vítima de um besouro e de fungos que conquistam novos espaços, o freixo tem agora a sua morte anunciada. As pragas de novas espécies invasoras, aos poucos, vão contribuindo para mudar a paisagem de um novo mundo que se adivinha mais quente e biologicamente mais pobre. Por fim sobrarão os eucaliptos e os pinheiros bravos.

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Segundo se noticia aqui no The Guardian:



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Dois interessantes sites para saber mais sobre esta árvore:



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