terça-feira, setembro 08, 2020

Vicente Jorge Silva (1945-2020)


Gostava de ler as suas crónicas. Que descanse em paz.

quinta-feira, setembro 03, 2020

Contra o relativismo cultural e o construtivismo

 “O civilizado descobriu que a cultura ocidental afinal era obsoleta e má, racista, machista, sexista, homofóbica, patriarcal, heteronormativa e egofalocêntrica. (…) Descobrimos o fim da história, o fim do homem, o fim da metafísica, que a ciência é ideologia, que não há verdade, nem objetividade, nem realidade, que tudo é cultural, político e construção social” (pág. 10).
João Maurício Brás
Os Democratas que Destruíram a Democracia (Opera Omnia, 2019), p.10
citado por Carlos Fiolhais, aqui e aqui.

"Quando se descobriu que o faraó Ramsés II tinha morrido de tuberculose, [Bruno] Latour discordou, uma vez que o bacilo da tuberculose só foi descoberto por Koch em 1882. Antes dessa descoberta, não poderia existir a bactéria… Chama-se a isto “construtivismo”: as coisas não existem, têm de ser inventadas. Não há uma realidade, mas sim, e tão-só, construções mentais."
Carlhos Fiolhais
no Jornal i, aqui, referindo-se ao texto de João Maurício Brás, em que critica Latour.

Comentário de Carlos Ricardo Soares, um leitor do blogue De Rerum Natura:

"Há mil anos quem tinha um olho era rei.
Hoje, quem tem dois olhos nem sabe o que é um rei e um rei não sabe o que é um olho, embora tenha dois."
***
Assim é. Infelizmente as Ciências Sociais, na Academia, estão a enveredar pelo caminho do relativismo cultural e do construtivismo. Allan Bloom escreveu 1987 um longo ensaio sobre o declínio da cultura geral e de como a educação superior – as Humanidades e as Ciências Sociais – estava a defraudar a democracia e a empobrecer os espíritos. Denunciava então o relativismo cultural. Tinha razão. No seu livro mais recente, João Maurício Brás acusa os democratas de terem destruído a democracia. Não é por acaso. Os eleitores de grandes democracias como a brasileira e a norte americana elegeram ignorantes para os guiarem. Há algo de muito errado aqui.

domingo, agosto 30, 2020

Um poema de Fernando Grade


A correr atrás da carruagem
um eco de patas a percorrer a melancolia
de as rodas serem mais velozes
que ossos rasgados rente ao sabugo
- correndo na sombra da caleche
ou do coche, o cão avança pelo medo acima
e dentro colados às janelas
os dois namorados de cimento e brisa
vêem o bicho das estepes e dos fumos
animal trinado (o som é a melhor besta!)
a beijar o pó, o púbis da terra
e quando o cão corre uma solidão doméstica
uma minúscula pátria egoísta
penico sentado, um cerco de bosta seca
- os dois húmidos namorados
vão à língua de cada um – rangendo –
e tornam-se a própria sombra em crueldade.

E aonde foi o cão? A angústia de armas que
ladra é um tapete voador com alma de Sade.

Fernando Grade (1990)



in Fernando Grade, O Livro do Cão, Edições Mic, 1991.

Aristocracia e civilização


Ora um povo sem aristocracia não pode ser civilizado. A civilização, porém, não perdoa. Por isso esse povo civiliza-se com o que pode arranjar, que é o seu conjunto. E como o seu conjunto é individualmente nada, passa a ser tradicionalista e a imitar o estrangeiro, que são as duas maneiras de não ser nada.

Fernando Pessoa (1923)


sexta-feira, agosto 28, 2020

A carnificina americana

This American carnage stops right here and stops right now.

Presidente Donald Trump,
Discurso Inaugural da Presidência Americana, 20 de Janeiro de 2017. Daqui.



Entretanto, prossegue a carnificina americana. E continuará, dada a incapacidade e a falta de vontade dos sucessivos presidentes e da sociedade americana em extirparem da sua Constituição a Segunda Emenda que defende o direito de um indivíduo possuir armas de fogo. Resulta daqui que qualquer anormal pode possuir uma. Resulta daqui a carnificina americana. Qualquer proclamação anunciando o seu fim sem que a mesma contemple o fim dessa emenda, é pura hipocrisia demagógica.

Obama nada pôde contra a poderosa National Rifle Association e Trump é apoiado pela mesma.


https://home.nra.org/

quinta-feira, agosto 27, 2020

A marcha da guerra


Shostakovich, 1942
Não conhecia a 7ª Sinfonia de Shostakovich. Ouvi-a, enquanto pintava as paredes de um sótão infinito, no programa Véu Diáfano, na Antena 2, de Pedro Amaral. Apanhei o primeiro andamento em andamento, quando liguei um velho rádio e nele reconheci logo os sons de uma marcha bélica – a loucura da guerra estava ali. (Excelente programa! Excelente Antena 2! O que se aprende ali.) Vim pouco depois a saber que se tratava da 7ª Sinfonia de Shostakovich, composta em Leninegrado durante o cerco das tropas alemãs, como bem explica Pedro Amaral. Tenho ouvido o primeiro andamento desde então, e tem sido uma descoberta. A 7ª Sinfonia de Shostakovich, "Leninegrado", está cheia de referências sarcásticas, mordazes, irónicas e amargas, composições distorcidas de outros compositores muito apreciados pelos nazis e especificamente por Adolf Hitler. Pedro Amaral refere que nos sons de Shostakovich se encontra uma “citação” à opereta A Viúva Alegre, de Franz Lehar. Um sarcasmo de Shostakovich, pois a composição soa propositadamente distorcida. E não é que descubro também outros sarcasmos nesse primeiro andamento de Leninegrado: cerca do minuto dezanove,  no vídeo abaixo, Richard Wagner faz a sua aparição com o prelúdio dos Mestres Cantores de Nuremberga, também tocado de forma distorcida. Pedro Amaral não lhe faz referência, mas que Wagner está ali, está. A deformação dessas referências musicais por Shostakovich, a meu ver, é um efeito que pretende ilustrar a deformação do carácter do mal, no caso encarnado por Hitler e pelos líderes políticos nazis, que gostavam de mostrar o quanto apreciavam as obras "arianas" de Franz Lehar e de Richard Wagner, entre outras.  Talvez a música lhes soasse assim: deformada nas suas cabeças deformadas. A maldade e a loucura deformam. A marcha militar do primeiro andamento da 7ª Sinfonia de Shostakovich é uma marcha tomada pela loucura. A marcha da guerra.

Ouvir Shostakovich é um exercício intelectual.


terça-feira, agosto 25, 2020

O riso trocista do mundo


Aqui no Porto, esta noite, bandos de gaivotas cruzam os céus como nuvens de flechas lançadas por arqueiros. Trocistas e esganiçadas riem
o riso trocista do mundo.

Porto, 11 de Agosto de 2020

sábado, agosto 22, 2020

As recordações mais profundas não têm epitáfios


Quando nessa glacial noite de Inverno o Pequod enterrou as amuras vingativas nas frias e maliciosas vagas, fui descobrir Bulkington ao leme. Considerei com simpatia, admiração e temor o homem, que em pleno Inverno e apenas desembarcado de uma perigosa viagem de quatro anos, se alistava incansavelmente para outra tempestuosa aventura, como se a terra lhe queimasse os pés. As coisas mais maravilhosas são quase sempre aquelas de que não se faz menção: as recordações mais profundas não têm epitáfios.

Herman Melville, Moby Dick


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Referência

Herman Melville, Moby Dick (1º vol.), Relógio D’Água, p.139.

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