segunda-feira, janeiro 20, 2014

«é»

Ouvi uma vez dizer, num Verão distante do século XX, da boca do meu querido avô algarvio, já falecido - trabalhador rural no Inverno, marnoteiro no Verão – que “Nascer é morrer!”. Ele era analfabeto, mas não era inculto. Às vezes vem-me à memória aquele dito. A frase é reveladora de um antigo espírito mediterrânico que parece viver ainda entre os povos do Sul, e que nele decerto vivia. Talvez uma coisa dos antigos gregos. É uma frase muito curta, lapidar, de três palavras apenas, mas que tudo parece conter - o nascimento, a vida e a morte. E esse “é” da frase encerra toda uma vida, toda uma existência entre o nascimento e a morte. Esse “é” que nada é (é a mais curta palavra da frase), é tudo o que importa. É tudo o que nos importa.

Na frase, encontramos a crença na força do Destino, a Moira, à qual até os antigos deuses se tinham de submeter. Está lá o ancestral fatalismo mediterrânico, a crença de que viver é sofrer, e por isso os antigos poetas afirmavam que o melhor para o Homem era atravessar rapidamente as portas do Hades, logo após o nascimento.

Ouvi um dia, numa igreja, um padre afirmar na sua prédica, que o momento da morte era mais importante que o do nascimento. Que só nesse momento se podia atestar todo um percurso, valorizador ou desvalorizador. Sólon diria o mesmo em relação à possibilidade de verificação da felicidade humana. Só no fim é que se vê.

Só no fim se confessam os pecados inconfessos. No fim do “é”.

1 comentário:

Etiquetas