sexta-feira, janeiro 03, 2014

Os Gregos , de H.D.F. Kitto


«A graça e o encanto são os sinais da arte iónica, da mesma maneira que a força e a beleza o são da arte dórica. Para avaliar este facto, basta comparar a arquitectura iónica com a dórica: a leveza geral do estilo iónico, realçada pelas encantadoras volutas dos seus capitéis, oferece um contraste impressionante.»

Kitto, H.D.F., Os Gregos, 3ª ed., Coimbra, Arménio Amado Editora, 1990. Pág. 143.

***

Excelente obra, a de H.D.F. Kitto sobre os Gregos da época clássica. Custa apenas €6,90, mas vale muito mais. Passa quase despercebida nas estantes das livrarias. Feliz o dia em que a folheei curioso. Foi editada pela primeira vez em 1951 (em Portugal, em 1959), traduzida por José Manuel Coutinho e Castro, e revista pela Exma. Senhora Doutora Maria Helena da Rocha Pereira.

Equiparo-a, pelo prazer que a sua leitura me suscita, ao Fogo Grego de Oliver Taplin. A terceira edição d’Os Gregos que ainda resiste nas estantes é de 1990, quando se realizou uma tiragem de 3000 exemplares. Questiono-me, como pode uma obra deste jaez não se ter esgotado durante estes 23 anos? Que sorte ter dado com ela.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas