Carlos Fiolhais, David
Marçal, A Ciência e os Seus Inimigos,
Gradiva, 2017, pág. 225.
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É isto a Escola. O resto é
política, ideologia e “Ciência” da Educação. Sempre houve muita gente a querer
meter o bedelho na Educação por motivos ideológicos e políticos, em particular
a gente dos partidos políticos. Querem pôr a mão no futuro, para tentar
moldá-lo a seu contento. Querem, de forma sub-reptícia, colocar a juventude nos
seus próprios carris ideológicos. E a verdade é que a ideologia tem conseguido
imiscuir-se nos programas escolares. Os professores, por sua vez, vão
paulatinamente sendo convertidos em meros aplicadores de “conteúdos”, que se
querem bem controladinhos, muito bem controladinhos… Hoje é a essência da
escola que está a ser posta em causa.
A escola é demasiado importante para ser deixada a
outros que não os professores.
Infelizmente os professores têm ido na cantiga daqueles que
dizem que a escola é demasiado importante para ser deixada apenas aos
professores.
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