domingo, agosto 02, 2020

Malaguenha


A morte
entra e sai
da taberna.

Passam cavalos negros
e gente sinistra
pelos fundos caminhos
da guitarra.

E há um cheiro a sal
e a sangue de fêmea
nos nardos febris
da beira-mar.

A morte
entra e sai,
e sai e entra
a morte
da taberna.

Garcia Lorca

(traduzido por Eugénio de Andrade, Poesia e Prosa [1940 – 1986], II Volume, 3ª edição aumentada, Círculo de Leitores.

sexta-feira, julho 31, 2020

Banhistas


Renoir, Pierre-Auguste, Large Bathers (Les Grandes Baigneuses), 1884-87

quarta-feira, julho 29, 2020

O dinheiro de Bruxelas e o país dos espertalhões

Todos os espertalhões do país estão já a congeminar um plano para justificar o direito  ao dinheiro e à subvenção, ao fundo e ao maneio.

Clara Ferreira Alves, Revista E, Expresso,  24 de Julho de 2020

Não fosse este o país dos cobiçosos pilhadores-quando-podem. A ocasião faz o ladrão. Não sei porquê, vem-me sempre à memória a carraca de Albuquerque à saída de Malaca. Naufragou logo ali com o peso da pilhagem.

É o retrato de um povo. Se não de um povo, pelo menos de uma parte dele muito significativa.

terça-feira, julho 28, 2020

Escritos na parede, em Almada


Frases enigmáticas, escritas provavelmente por algum anarquista, de fugida, numa noite muito escura. Frases que nos desafiam de propósito, e, portanto, frases que gostamos de desafiar.

Eis uma das frases:

O futuro é passado no presente

Este “passado” é importante pois pode referir-se ao decorrer, e nesse caso a frase diz-nos que o futuro decorre no presente. Ou pode referir-se tão só ao que já ocorreu, ao tempo antes do presente. E aqui surge um paradoxo: como é que o futuro se pode considerar tempo antes do presente? A frase presta-se a diferentes interpretações e conduz-nos ao paradoxo.

Na verdade, o presente é o futuro do passado. Esta ideia está expressa no excelente livro de Ivan Krastev (2020), O Futuro por Contar, Objectiva, na página 18. Diz ele:

A diferença entre o passado e o presente é que nunca podemos conhecer o futuro do presente, mas já vivemos o futuro do passado.

Eis outra frase que lemos nas paredes, provavelmente escritas pela mesma pessoa, pois a letra era a mesma:

O dinheiro que salva também mata

Por que não o contrário? Ou seja: o dinheiro que mata também salva.

O “também” é de extrema importância na frase, assim como a palavra que surge no fim. Na frase inscrita na parede, o dinheiro é um malvado, pois no fim acaba por matar. Na frase que proponho o dinheiro no fim também salva. Acaba por ser uma visão mais positiva de um meio que é o dinheiro. O dinheiro não tem culpa. O uso que dele se faz é que pode ser questionável. Atirar no dinheiro é atirar ao lado.

Mas ainda assim, as referidas frases inscritas na parede são frases-pontapé. Frases que nos fazem pensar, nos interpelam e desafiam.

Mas como dizia Nanni Moretti: le parole sono importanti!

segunda-feira, julho 27, 2020

A bela Ferronière





















Leonardo da Vinci, La belle Ferronière, c. 1490

domingo, julho 26, 2020

Racistas ilustres*


Hoje derrubaram e vandalizaram a estátua do Cristóvão Colombo no Funchal, porque era racista, acusam-no. Sim à luz do contexto actual, Cristóvão Colombo era racista. Não o era, ou esse facto não relevava, no contexto histórico em que viveu. A história, se a analisarmos à luz do actual contexto moral, está cheia de racistas ilustres: Cristóvão Colombo, o padre António Vieira, Ghandi, Churchill, são os nomes que nos ocorrem, acusados de racismo, mas outros haverá. É bom não esquecer as atrocidades do passado, o esclavagismo e o imperialismo, os genocídios, é bom não esquecer a história, para que os mesmos erros não tornem a ser cometidos, mas também é bom não esquecer os contextos. Derrubar estátuas é um acto de zelotismo primário que não deve ser tolerado em democracia. Não se pode tolerar que uma minoria contorne a democracia para impor a sua vontade e a sua ideologia aos demais. Somos pelo livre jogo democrático. Se as estátuas desagradam então que se proponha um referendo para apurar se os cidadãos são favoráveis ou não à sua remoção do pedestal, na sua cidade.  Elas poderão ser removidas, mas se assim for que o sejam democraticamente. A democracia tem de falar mais alto, e no caso, a democracia directa.

ΩΩΩ

Será que os zelotas que desfiguraram a estátua de Atena e destruíram os templos da Era Clássica tinham razão? Será que os talibans que destruíram os budas de Bamiyan tinham razão? Será que os fundamentalistas do Estado Islâmico que destruíram Palmira tinham razão? Não nos parece.

Abaixo o fascismo iconoclasta!
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*Entenda-se que este título é uma provocação. Um oxímoro. Não há nada de ilustre no racismo. Mas há racismo e racistas. Mas muitas vezes confunde-se racismo com racistas e generaliza-se abusivamente a todo um povo a ignomínia do racismo, quando se diz que um povo é racista por nele haver racistas. A existência de racistas num povo não significa que todos o sejam, ou que a maior parte o seja.

Inclinações e prosternações: uma forma de jihad

Islâmicos prosternados junto a Hagya Sophia

















A exacerbação final [do militantismo sagrado islâmico] encontra a sua expressão mais concreta na prece obrigatória (salāt), praticada cinco vezes ao dia, cada uma compreendendo dezassete inclinações e duas prosternações – por isso, cada muçulmano praticante efectua diariamente oitenta e cinco inclinações e dez prosternações diante de Alá, ou seja, 29 090 inclinações e 3540 prosternações por ano lunar, com as recitações que as acompanham. (…) A palavra árabe masdjid, «mesquita» designa, por conseguinte, o «local de prosternação». Seria dar provas de leviandade de espírito subestimar o efeito formador do ritual praticado muitas vezes. O próprio profeta diz: Ad-dînu um’amala, a religião é o comportamento. Por esse motivo, os eruditos do islão chegam ao ponto de afirmar, com certa razão, que a prece ritual é uma forma de jihad.

Peter Sloterdijk (2009), A Loucura de Deus, Relógio D’Água, pág. 66.
(destaque a negrito nosso)

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A religião é o ópio do povo. Os ditadores gostam de ministrá-lo em doses maciças.

sábado, julho 25, 2020

A reabertura das escolas em tempos de pandemia: três casos




Fonte: https://www.worldometers.info/coronavirus/ (consultado a 25 de Julho)


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A reabertura das escolas em tempos de pandemia é a grande questão política que se coloca neste momento e assim será em crescendo até Setembro. A importância das escolas no funcionamento das sociedades é fulcral. Se houvesse alguma dúvida em relação ao seu papel, esta pandemia contribuiu para apagá-la. De facto, é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança. De acordo com a revista TIME “60% das escolas em 186 países e territórios encerraram devido aos confinamentos, levando a que 1,5 mil milhões de estudantes tivessem de ficar em casa”. Fala-se apenas de estudantes, mas o número avoluma-se quando se pensa em toda a comunidade educativa.

É compreensível a ansiedade de alguns governantes com a reabertura das escolas no Outono. Querem re-normalizar o funcionamento das sociedades e da economia o mais depressa possível. Mas, qualquer precipitação pode ter consequências trágicas, levando ao aumento da difusão dos contágios e, consequentemente, ao aumento exponencial do número de óbitos.

O artigo da TIME ilustra três exemplos de reabertura das escolas, um com relativo sucesso, o dinamarquês, um intermédio, o sul coreano e um que correu mal, o israelita. Olhando para os gráficos da evolução do número de casos por dia são patentes as diferenças entre os três países após a reabertura das escolas, facto que reflecte as diferentes condições com que reabriram.


Em Israel, inicialmente foi seguido o modelo da “bolha protectora”, mas ao fim de duas semanas após a reabertura das escolas a 3 de Maio, as limitações que se colocavam ao tamanho das turmas foram levantadas. O resultado foi o agravamento das situações de contágio entre alunos, professores e comunidade educativa, forçando o governo a fechar as escolas a 3 de Junho.

Seria bom que isto não acontecesse em Portugal, quando as escolas reabrirem em Setembro.

quinta-feira, julho 23, 2020

Medo e crueldade












Em nenhuma parte da Europa o Alemão me aparecera tão nu, tão descoberto, como na Polónia. No decorrer da minha longa experiência de guerra, tinha-me convencido de que o Alemão não tem medo do homem forte, do homem armado que o enfrenta com coragem e que lhe faz frente. O Alemão tem medo dos desarmados, dos débeis, dos doentes. O tema do «medo», da crueldade alemã como efeito do medo, tornara-se o tema fundamental de toda a minha experiência. Para quem olhar bem, com inteligência moderna e cristã, este «medo» inspira piedade e horror, e nunca me tinha suscitado tanta piedade e tanto horror como na Polónia, onde me aparecia em toda a sua complexidade o elemento mórbido, feminino, da sua natureza. O que move o Alemão para a crueldade, para os actos mais fria, mais metódica, mais cientificamente cruéis é o medo. O medo dos oprimidos, dos desarmados, dos débeis, dos doentes, o medo dos velhos, das mulheres, das crianças, o medo dos judeus.

Curzio  Malaparte (1944), Kaputt, Publicações Europa-América, 1979, pág. 88.


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O desconhecimento e o desconhecido escondem-se sempre por trás do medo. O medo do outro, esse desconhecido, pode conduzir, em situação extrema, à agressão, quando pressentimos no outro uma potencial ameaça, um risco, um perigo. Colocamo-nos em guarda ante o desconhecido. O outro é um abismo.

Os Alemães pouco participaram das grandes navegações e dos encontros entre povos e civilizações, iniciadas no século XV. Só quanto os europeus partilharam a África, no final do século XIX, lhes coube a Togolândia, o Camarões, a África Oriental (actual Tanzânia) e o Sudoeste Africano (actual Namíbia). Neste último território ensaiaram o extermínio de povos autóctones e o funcionamento de campos de concentração*, “solução” que viriam mais tarde a adoptar largamente na Europa, durante a IIª Guerra Mundial, para fins de extermínio, não só de judeus, mas principalmente de judeus.
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(*) Sobre as atrocidades dos Alemães no Sudoeste Africano, ver Niall Ferguson, Civilização: o Ocidente e os Outros, Civilização Editora, 2012, pp. 205-213.

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